Cassilândia, Domingo, 20 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

10/07/2003 14:40

Educampo pode fortalecer produtores de leite em MS

Cristiane Sandim

Uma parceria entre produtores e indústria vai trazer para Mato Grosso do Sul, a partir de agosto por meio do Sebrae MS, o Programa de Educação no Campo – Educampo. É um projeto desenvolvido pelo Sebrae Minas que chega ao Estado com proposta de orientar grupos de produtores rurais, através de capacitação técnica e gerencial. O objetivo é de desenvolver o segmento econômico e social, tornando o mercado mais eficientes e competitivo. "Por oferecer uma melhor rentabilidade o Educampo chega a Campo Grande no próximo mês. O interessante do programa é que ele ajuda o produtor a ser auto-suficiente e isso é muito importante para a classe ", explica a Assessora de Economia da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) parcera no programa.

PROPOSTA
As indústrias indicam os técnicos, agrônomos; zootecnistas ou veterinários, que vão até Minas Gerais para fazer um treinamento. Em seguida é feita uma seleção. No caso de Mato Grosso do Sul devem ser treinados um técnico por bacia, ou seja, oito profissionais afinal esse é o número de bacias leiteiras que o Estado possui. Esse profissional treinado fica responsável pela assistência ao grupo que deve ser de 20 produtores por região. A ação dos técnicos é acompanhada por consultores que avaliam o cumprimento de metas pré-estabelecidas junto com os produtores, levando em conta a capacidade de investimentos e as características de cada propriedade. É uma parceria entre os pecuaristas e a indústria sendo que cada um fica responsável por 50% do subsídio pago ao técnico. Conforme a Assessora da Famasul este programa é destinado apenas aos grandes produtores devido exatamente aos custos. "O Educampo é um projeto que não atende o pequeno produtor, mas nós já pensamos nisso e a proposta é de se criar o ‘Educampinho’. É uma programa inédito que visa atender aos pequenos produtores que possuem carências muito maiores que os grandes pois não podem pagar a assistência técnica oferecida pela proposta do Educampo", justificou.
Para o Coordenador do programa e membro do Sebrae MS, Alexandre Maroso Gessi, o Educampo é uma proposta que orienta e ensina o produtor a ser auto-suficiente. "Eu acho que a proposta é excepcional. Sem contar que tem uma série de coisas que podem ser mudadas de modo a favorecer a classe. Aumentando a produtividade, aumenta-se a geração de lucros desenvolvendo todo um ciclo", concluiu Alexandre Gessi.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Sexta, 18 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)