Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Educadores de países vizinhos vêm a MS para intercâmbio

APn - 08 de abril de 2004 - 08:41

O governo estadual, através da Secretaria de Estado de Educação (SED) promove na próxima segunda-feira um encontro, às 8h, no Novotel, para receber professores do Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai, que participam da última etapa do projeto “Educar na Diversidade nos Países do Mercosul”. Esse trabalho é voltado ao fortalecimento da política e da prática pedagógica para minimizar as diferenças sócio-culturais, transformando a gestão e a prática do ensino das escolas da região do Mercosul.

Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto “Educar na Diversidade nos Países do Mercosul” incentiva a inclusão dos alunos pertencentes às minorias historicamente excluídas – como negros, índios, assentados e portadores de necessidades educativas especiais – ou daqueles que encontram dificuldades no aprendizado por problemas de relacionamento na família, por exemplo.

O projeto existe desde 2001 apenas em Mato Grosso do Sul, estado escolhido para representar o Brasil. Por meio dele, a SED desenvolve ações de capacitação e intercâmbio, promovendo a inclusão social para melhorar a qualidade de ensino, minimizar as diferenças e acabar com o preconceito no processo educativo.

Cinco escolas de Mato Grosso do Sul integram o projeto, dentre elas, duas são estaduais e três são municipais. Os beneficiados são quase 6 mil alunos com necessidades educativas especiais, do ensino fundamental e médio.

Os profissionais da educação foram capacitados para elaborar uma política inclusiva que atenda as necessidades de todos os alunos, com particular atenção àqueles com necessidades educativas especiais. Nesse último momento, o intercâmbio servirá para os educadores trocarem experiências entre os países participantes do projeto.

As professoras Célia Olivi, de escola estadual Vilmar Vieira de Matos, de Dourados, e Márcia Cristina Ortis, da escola estadual Adê Marques, de Ponta Porã, embarcam para o Chile e Uruguai, respectivamente, dia 11 de abril. No mesmo dia, Mato Grosso do Sul recebe outros educadores do Uruguai, Chile, Argentina e Paraguai que visitarão as escolas sul-mato-grossenses participantes do projeto. O retorno dos profissionais em educação aos respectivos países de origem está previsto para o dia 17 de abril.

SIGA-NOS NO Google News