Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Educadores aposentados terão encontro em Campo Grande

Dourados News - 22 de fevereiro de 2005 - 15:18

De 24 a 26 de fevereiro, acontece em Campo Grande, o I Encontro Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação Aposentados/as de Mato Grosso do Sul. A realização é da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) através da Secretaria dos Aposentados. A expectativa é reunir cerca de 250 participantes de todo o Estado.

De acordo com a professora Iza Gonçales Machado, diretora da Secretaria dos Aposentados da Fetems, o evento é uma oportunidade para que os educadores aposentados possam discutir e formular uma política de atuação para o segmento, além de propiciar o fortalecimento da organização das trabalhadoras e trabalhadores aposentados. “No ano passado, participamos do encontro nacional de aposentados em Brasília, promovido pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), e foi consenso promover eventos estaduais com o objetivo de dar visibilidade à luta desse segmento e encontrar alternativas para atender às suas necessidades específicas”.

A programação do encontro inclui temas ligados à qualidade de vida dos aposentados, seus direitos e conquistas, sua organização e, ainda, questões sobre a reforma da previdência. O evento também prevê a formulação de políticas para atender às necessidades do segmento e valorizar as experiências adquiridas.

Para a presidente da Fetems, Mara Carrara da Silva, esse encontro vai estimular a troca de experiências entre os trabalhadores aposentados e demonstrar que esse segmento continua ativo e organizado. “A nossa proposta é fazer com que os aposentados percebam a sua importância no processo da luta sindical e continuem a buscar a melhoria da qualidade da educação e das condições de trabalho dos educadores”.

Já a professora Iza lembra que se trata de um encontro entre trabalhadores em educação aposentados, “mas que continuam a ser ativos nas suas comunidades, nas suas famílias e são considerados sempre como educadores”. Para ela, uma categoria profissional evolui na medida em que aprende com as experiências de quem já atuou no passado “e esse é o espírito que vai permear o encontro”.

O I Encontro Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação Aposentados/as de Mato Grosso do Sul vai ser realizado na Casa de Cursilho de Cristandade de Campo Grande, na Rua do Seminário, 2055.

SIGA-NOS NO Google News