Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Educação recebe sugestões sobre formação de ortodontista

Agência Câmara - 29 de junho de 2006 - 07:47

Um documento contendo várias propostas para enfrentamento dos problemas na formação profissional do ortodontistas, que vão desde a ampliação da carga horária dos cursos à periodicidade dos encontros, foi entregue nesta quarta-feira à Comissão de Educação e Cultura. As sugestões foram apresentadas pela Associação Brasileira de Ortodontia - Ortopedia Facial (Abor), cujo representante, Luciano da Silva Carvalho, participou de audiência pública para debater a situação dos cursos de ortodontia e ortopedia facial no País.
De acordo com os dados apresentados por ele, o Brasil detém 15% dos profissionais do setor no planeta, ostentando média de odontólogos por número de habitantes superior até mesmo à dos Estados Unidos.
Luciano Carvalho observou que o Brasil tem hoje 7.800 ortodontistas formados - o dobro do que dispunha há quatro anos. Da mesma forma, o número de faculdades de odontologia dobrou nos últimos oito anos, totalizando, em 2005, 174 faculdades, das quais 120 pertencem à iniciativa privada.

Sistema de avaliação
A deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), que solicitou a reunião, destacou a existência de várias deficiências na estruturação desses cursos, como conteúdos programáticos inadequados e carga horária insuficiente. Ela também criticou a fragilidade do sistema de avaliação e ressaltou a necessidade da adoção de medidas para evitar a baixa qualificação dos profissionais que entram no mercado.

Participantes
O debate contou também com a participação do diretor do Departamento de Supervisão da Educação Superior, da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Mario Pederneiras; da especialista do Ministério da Saúde e professora da Universidade de São Paulo (USP) Ana Stela Haddad, e de representantes do Conselho Federal de Odontologia, Roberto da Veiga Cavali; e da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Odontologia, Rubens Corte Real de Carvalho.

SIGA-NOS NO Google News