Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Educação profissional: mais de 100 mil vagas em 2019 no Mato Grosso do Sul

Camila Costa, assessoria - 01 de dezembro de 2018 - 09:02

Com matrículas abertas para os cursos de educação profissional para 2019, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferecerá, em todo estado do Mato Grosso do Sul, 130 mil matrículas entre cursos presenciais e à distância. Somente nesta primeira fase, do primeiro edital para os cursos que começam em fevereiro, são 80 mil matrículas. A estimativa é de que o SENAI de Mato Grosso do Sul receba algo em torno de 12 mil alunos no próximo ano.


São cursos de até cinco anos de duração, no caso das graduações, ou mesmo de 60h, 80h/ aula, dentro das qualificações e habilitações técnicas de menores prazos. Uma oportunidade de começar 2019 de uma forma diferente. “A gente tem cursos, inclusive, na gratuidade regimental e não regimental, a gente tem curso na modalidade paga, tanto educação a distância quanto a presencial, então se o pessoal ainda está em dúvida, acho que vale a pena conhecer as unidades do SENAI no estado, para que a gente possa auxiliá-lo numa (sic) educação profissional para um ano de 2019 diferenciado”, explica o diretor-regional do SENAI no estado, Rodolpho Mangialardo.


Levantamento feito pelo SENAI mostra que 80% dos alunos que concluíram cursos técnicos foram inseridos no mercado de trabalho já no primeiro ano. O salário inicial de uma formação técnica, por exemplo, gira em torno de R$ 2 mil. A 11ª meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é, justamente, triplicar as matrículas da Educação Profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público


Estarão à disposição cursos na iniciação profissional, qualificação profissional, habilitação técnica, aprendizagem, aperfeiçoamento profissional, entre outros. O edital foi aberto no dia 5 de novembro de 2018, para início das aulas em fevereiro. Rodolpho afirma que o intuito é preparar os alunos para atender as demandas do setor produtivo do estado. “Esses alunos vão sair prontos para trabalhar em qualquer indústria do estado, eles vão sair pronto, lógico, com os conhecimentos básicos, faltando somente a cereja do bolo, a experiência”, explica.


O Mato Grosso do Sul tem uma relação industrial voltada para o agronegócio, no entanto, na região sul e centro do estado, a área de alimentos tem um aporte grande do SENAI por conta da demanda. Assim como a área de cerâmica no norte e, na região leste, o segmento de celulose e papel. “Então tem fomento muito grande industrial na região que a gente pode lapidar esses alunos e deixar eles mais preparados para o atendimento às indústrias”, pondera Magialardo. Todos os cursos citados também ainda têm vagas para 2018. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número de telefone 0800-7070745.

SIGA-NOS NO Google News