Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Últimas Notícias

01/12/2018 09:02

Educação profissional: mais de 100 mil vagas em 2019 no Mato Grosso do Sul

Camila Costa, assessoria

Com matrículas abertas para os cursos de educação profissional para 2019, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferecerá, em todo estado do Mato Grosso do Sul, 130 mil matrículas entre cursos presenciais e à distância. Somente nesta primeira fase, do primeiro edital para os cursos que começam em fevereiro, são 80 mil matrículas. A estimativa é de que o SENAI de Mato Grosso do Sul receba algo em torno de 12 mil alunos no próximo ano.


São cursos de até cinco anos de duração, no caso das graduações, ou mesmo de 60h, 80h/ aula, dentro das qualificações e habilitações técnicas de menores prazos. Uma oportunidade de começar 2019 de uma forma diferente. “A gente tem cursos, inclusive, na gratuidade regimental e não regimental, a gente tem curso na modalidade paga, tanto educação a distância quanto a presencial, então se o pessoal ainda está em dúvida, acho que vale a pena conhecer as unidades do SENAI no estado, para que a gente possa auxiliá-lo numa (sic) educação profissional para um ano de 2019 diferenciado”, explica o diretor-regional do SENAI no estado, Rodolpho Mangialardo.


Levantamento feito pelo SENAI mostra que 80% dos alunos que concluíram cursos técnicos foram inseridos no mercado de trabalho já no primeiro ano. O salário inicial de uma formação técnica, por exemplo, gira em torno de R$ 2 mil. A 11ª meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é, justamente, triplicar as matrículas da Educação Profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público


Estarão à disposição cursos na iniciação profissional, qualificação profissional, habilitação técnica, aprendizagem, aperfeiçoamento profissional, entre outros. O edital foi aberto no dia 5 de novembro de 2018, para início das aulas em fevereiro. Rodolpho afirma que o intuito é preparar os alunos para atender as demandas do setor produtivo do estado. “Esses alunos vão sair prontos para trabalhar em qualquer indústria do estado, eles vão sair pronto, lógico, com os conhecimentos básicos, faltando somente a cereja do bolo, a experiência”, explica.


O Mato Grosso do Sul tem uma relação industrial voltada para o agronegócio, no entanto, na região sul e centro do estado, a área de alimentos tem um aporte grande do SENAI por conta da demanda. Assim como a área de cerâmica no norte e, na região leste, o segmento de celulose e papel. “Então tem fomento muito grande industrial na região que a gente pode lapidar esses alunos e deixar eles mais preparados para o atendimento às indústrias”, pondera Magialardo. Todos os cursos citados também ainda têm vagas para 2018. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número de telefone 0800-7070745.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
08:46
Cassilândia
Domingo, 19 de Maio de 2019
13:49
Costa Rica
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
05:03
Campeonato Brasileiro de Futebol
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)