Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Educação no terceiro setor foi a que mais empregou

Cristiane Ribeiro / ABr - 10 de dezembro de 2004 - 13:29

As fundações privadas e entidades sem fins lucrativos que prestam serviços na área de educação contrataram quase 150 mil pessoas de 1996 a 2002. Foi o maior número de empregos criados no terceiro setor no período. As entidades que menos contrataram foram as de esporte e recreação, com apenas 2 mil vagas.

Os dados constam da primeira pesquisa sobre o terceiro setor no Brasil, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, a área de saúde foi a segunda a oferecer o maior número de empregos.

As organizações nas áreas de saúde e educação estão entre as mais antigas e empregam mais da metade (52%) do total de pessoas no terceiro setor, embora representem apenas 8% do total de entidades.

O inverso ocorre nas organizações religiosas, nas que atuam na defesa dos direitos e nas associações patronais: elas reúnem o maior número de entidades (mais da metade do total) e empregam somente 17% dos trabalhadores do segmento.

No grupo religião, há pouco mais de um trabalhador por instituição: são 70.446 entidades empregando 101.513 pessoas. Isso sugere, segundo a pesquisa, que a maior parte dos serviços prestados por essas entidades deve ocorrer por meio de trabalho não remunerado.

A pesquisa foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) e o Grupo de Institutos, Fundações e empresas (Gife).

SIGA-NOS NO Google News