Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Educação e diversidade em discussão na Câmara

ACS - MEC - 02 de fevereiro de 2005 - 15:17

O titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Ricardo Henriques, participa no próximo dia 23, às 16h30, do painel Educação e Diversidade, no Anexo II da Câmara dos Deputados. O evento faz parte da IV Conferência Nacional de Educação e Cultura, que vai debater a situação atual e as novas perspectivas da educação e da cultura no país e receber sugestões de representantes desses setores.

Também participarão das discussões a deputada Iara Bernardi (PT-SP) e a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. O debate será coordenado pelo deputado Gastão Vieira (PMDB-MA).

A IV Conferência Nacional de Educação e Cultura será aberta no dia 22, às 17h30, no Teatro Nacional, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Tarso Genro. Durante a solenidade será entregue o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), à professora mineira Lígia Rabelo e à Orquestra de Flautas Jardim Vitória, de Cuiabá. O escritor Afonso Romano de Sant’anna fará palestra sobre cidadania, inclusão e desenvolvimento. Haverá, ainda, um show do músico Antônio Nóbrega.

A conferência é uma iniciativa da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Serão discutidos temas como conhecimento, inclusão e emancipação social; juventude, qualidade da educação e democracia; educação e diversidade; o mundo do livro e da leitura; avanços e desafios do plano nacional de educação. Para participar, basta preencher formulário na internet.

A Secad, criada em julho de 2004, está voltada para a alfabetização e educação de jovens e adultos, educação no campo, ambiental e escolar indígena e para a diversidade étnico-racial. Suas iniciativas contribuem para a redução das desigualdades por meio da participação dos cidadãos em políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso à educação continuada. A secretaria também responde pela orientação de projetos político-pedagógicos para os segmentos da população vítimas de discriminação e violência.

Repórter: Susan Faria

SIGA-NOS NO Google News