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Educação: confira as propostas de Reinaldo e Odilon para professores

Midiamax - 15 de outubro de 2018 - 15:00

Os dois candidatos ao governo do Estado que disputarão o 2º turno das eleições gerais de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) e Juiz Odilon (PDT), elaboraram planos de governo com diretrizes para cumprimento das promessas feitas no período de campanha, para diferentes áreas.

A partir desta segunda-feira (15), o Jornal Midiamax enumera as propostas feitas pela coligação encabeçada pelo PSDB, e pela chapa do PDT. O primeiro tema a ser abordado é educação.

Tanto o tucano, quanto o pedetista, elencaram nove pontos a serem trabalhados. Todavia, no plano do PDT há mais detalhes nas metas estabelecidas.

Confira as propostas do PSDB:

• Manter e ampliar as políticas de valorização dos profissionais da educação.

• Ampliar os investimentos em melhoria das estruturas físicas das escolas estaduais e promover a modernização dos equipamentos escolares, tais como, bibliotecas, laboratórios, computadores com acesso à internet e adequação térmica das salas de aula.

• Fortalecer o regime de colaboração entre estado e município, aperfeiçoando mecanismos de integração e articulação entre os sistemas educacionais.

• Ampliar a oferta do Vale-Universidade e do Vale-Universidade Indígena.

• Ampliar a oferta da educação de tempo integral.

• Ofertar programas de educação continuada para os profissionais da educação.

• Melhorar os indicadores educacionais em todas as regiões do Mato Grosso do Sul.

• Alinhar a educação profissional às demandas de médio e longo prazos do setor produtivo.

• Resgatar e estimular a participação dos jovens fora da escola no ensino médio e no ensino superior.

Confira as propostas do PDT:

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DOS EDUCADORES

Criar o programa estadual de valorização dos trabalhadores em educação, contemplando, de fato, a autonomia das escolas e a melhoria da infraestrutura. A valorização vai muito além da garantia do pagamento do piso salarial nacional do magistério, mas se expande à uma redefinição de uma carreira promissora, condições de trabalho, formação continuada e saúde laboral.

UM NOVO MODELO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL

A meta de governo é criar um novo modelo de escolas de tempo integral. E é importante ressaltar que a educação em tempo integral não significa apenas mais tempo na escola, mas a possibilidade de oferecer múltiplas oportunidades de aprendizagem aos estudantes, com acesso à cultura, à arte, ao esporte, à ciência e à tecnologia, por intermédio de atividades educativas, sempre alinhadas à proposta pedagógica da escola nos diversos contextos escolares. A jornada escolar ampliada visa ao aprimoramento contínuo da aprendizagem, ao desenvolvimento integral dos estudantes e, ao mesmo tempo, à redução de exposição a situações de risco, de desigualdade, de discriminação e de outras vulnerabilidades sociais.

Neste novo modelo de escola em tempo integral haverá um programa de aproximação da família à escola, com a efetiva participação dos pais ou responsáveis no acompanhamento das atividades escolares dos filhos, por meio de reuniões sistemáticas e projetos que visem ao estreitamento das relações entre a escola e a família.

RECUPERAÇÃO E READEQUAÇÃO DA REDE FÍSICA ESCOLAR

Promover a adequação da Rede Física Estadual para o novo modelo da educação pública, garantindo a salubridade dos espaços de aprendizagem. Vamos reformar as escolas para que elas se transformem em espaços humanizados, confortáveis e dignos aos trabalhadores da educação, em especial para os professores e, também, um ambiente agradável e acolhedor às nossas crianças, aos nossos jovens e adultos. Uma escola limpa, bonita, eficiente e alegre.

Formalizar e executar os planos de ações articuladas, dando cumprimento às metas de qualidade estabelecidas para a educação básica pública e às estratégias de apoio técnico e financeiro voltadas à melhoria da gestão educacional, à formação de professores e profissionais de serviços e apoio escolar (administrativos), à ampliação e ao desenvolvimento de recursos pedagógicos e à melhoria e readequação da infraestrutura física da rede escolar, como bibliotecas, auditórios e laboratórios, com acessibilidade, dentre outros.

REDUÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR

Desenvolver ações transversais que envolva melhorias dos serviços complementares da educação (merenda escolar, transporte, manutenção e segurança nas escolas), assistência às famílias, contemplando inclusive, atendimento psicossocial e de saúde preventiva, além do monitoramento de performance dos alunos e ações de reforço de aprendizagem de forma a reduzir o volume de evasão e de reprovação de alunos da rede pública.

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Promover a educação profissionalizante para os alunos do ensino médio em direta aderência com as atividades do setor privado. Serão feitas parcerias com os Institutos Federais, o Brasil Profissionalizado, UEMS e o Sistema S para que os estudantes tenham a oportunidade ao ensino profissional em todos os municípios, buscando sempre o atendimento das particularidades regionais e locais geradas pelo setor em instalação.

Além da educação profissionalizante, serão empreendidas muitas outras ações transversais de integração da juventude com a cultura, esporte e lazer.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Universalizar, para a população de 4 a 17 anos com dificiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

A educação especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. E a escola direcionada para a educação especial, precisa contar com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.

UM EFETIVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Implantar um Programa de Educação do Campo em parceria com os movimentos sociais, com vistas à inserção da juventude nas atividades produtivas da Agricultura Familiar. A educação deve ter como foco principal formar integralmente o estudante, por meio dos conhecimentos historicamente acumulados, articulando o ensino com a produção de saberes originários dos sujeitos que vivem no campo em suas mais variadas formas de produção de vida e garantir, de forma sustentável, a oferta do ensino fundamental para as populações do campo, povos das águas, indígenas e quilombolas nas próprias comunidades.

AMPLIAR O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES

Ampliar o Programa de Formação de Mestres e Doutores, elevando o número de bolsas de estudos concedidas pela FUNDECT. A ideia é apoiar e fortalecer os programas de pós-graduação existentes no estado e incentivar a implantação de novos programas, visando o fortalecimento das linhas de pesquisas estratégicas de desenvolvimento do Estado.

UNIVERSIDADE ESTADUAL – UEMS

Promover a autonomia da UEMS, propiciando melhorias nos cursos já implementados, bem como ampliar os cursos e as unidades regionais fortalecendo a integração com a comunidade nos diversos níveis, em especial nas atividades de extensão e pesquisa.

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