Cassilândia, Terça-feira, 23 de Maio de 2017

Últimas Notícias

02/01/2006 14:59

Educação aprova numeração de livros e CDs

Agência Câmara

A Comissão de Educação e Cultura aprovou no último dia 14 o Projeto de Lei 5438/05, da deputada Ann Pontes (PMDB-PA), que determina a numeração, em ordem crescente, de obras artísticas, literárias ou científicas antes de sua comercialização. O projeto acrescenta essa regra à Lei dos Direitos Autorais (9610/98).
Essa medida já havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado, por meio do Projeto de Lei 4540/01, que foi vetado na íntegra pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (veja link abaixo).
O objetivo do projeto é assegurar que os autores recebam integralmente os direitos autorais relativos à comercialização das suas obras. "Muitas vezes, o editor ou mesmo a gráfica que efetua a impressão da obra confecciona exemplares a mais, comercializando-os por vias desconhecidas do autor", diz a deputada.

Pareceres
O parecer do relator, deputado Álvaro Dias (PDT-RN), que recomendava a rejeição do projeto, foi recusado pela comissão. Na avaliação do parlamentar, as indústrias fonográfica e editorial têm um nível adequado de organização para que suas contas sejam auditadas. Segundo Dias, a auditoria pode dar informações mais precisas sobre as tiragens produzidas e comercializadas, o que dispensaria a numeração das obras.
A comissão aprovou um novo parecer, apresentado pelo deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que exige a numeração.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Sandra Crespo


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 23 de Maio de 2017
Segunda, 22 de Maio de 2017
21:25
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)