Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Educação aprova inclusão de barão no Livro dos Heróis

Agência Câmara - 07 de maio de 2006 - 06:44

A Comissão de Educação e Cultura aprovou o Projeto de Lei 5298/06, do Senado, que inclui o nome de Ildefonso Pereira Correia, o Barão de Serro Azul, no "Livro dos Heróis da Pátria".
Tiradentes, Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares, D. Pedro I e Tancredo Neves, entre outros, já têm seus nomes no livro, que fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Ildefonso Pereira lutou pela paz na instalação da República e impediu a invasão de Curitiba pelas tropas da Revolução Federalista. O barão foi fuzilado em 1894, acusado de colaborar com os federalistas. Para o relator da matéria, deputado Chico Alencar (Psol-RJ), as realizações do Barão de Serro Azul têm sido injustamente excluídas dos livros de história.

Filme
Alencar conta que o Barão do Serro Azul é personagem do filme "O Preço da Paz", premiado no Festival de Gramado e na Mostra de Cinema de Tiradentes. "O Preço da Paz" foi escolhido melhor longa-metragem pelo júri popular nos dois festivais.
"Essa premiação é, por si só, prova do reconhecimento, pelos brasileiros, da importância da luta do Barão do Serro Azul em defesa da liberdade e da paz, valores do nosso povo", diz.

Tramitação
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

SIGA-NOS NO Google News