Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/11/2004 14:41

Educação Ambiental realiza seminário em MS

MEC

A cidade de Campo Grande será sede, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, do Seminário de Formadores II. O evento, mais uma etapa do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, é destinado a professores e alunos de Mato Grosso do Sul e será realizado no Instituto Missionário São José, na Rua Artur Jorge, nº 1762, Centro. O objetivo do seminário é continuar o processo de educação ambiental em todo o País, fortalecido com a realização da Conferência Nacional de Meio Ambiente, em 2003.


A abertura será às 8h30, com as presenças do secretário estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio de Lima, do secretário estadual de Meio Ambiente, José Elias, do gerente estadual do Ibama, Nereu Fontes, dos coordenadores e gerentes das áreas de educação ambiental dessas instituições e de autoridades convidadas. Durante a semana está prevista a presença de 50 representantes das secretarias estaduais de educação e de meio ambiente, do Ibama estadual, de professores dos oito pólos regionais de desenvolvimento do estado, das universidades federal e estadual, de ONGs ambientalistas e do Conselho Jovem de Meio Ambiente estadual.


Os participantes trabalharão na etapa de formação dos Formadores III, com a tarefa de inserir temáticas da educação ambiental nos currículos e projetos pedagógicos e originar comissões de meio ambiente e qualidade de vida nas escolas. “Para nós, que atuamos com educação ambiental, o Seminário de Formadores II significa uma renovação nos esforços dos parceiros para a consolidação da educação ambiental como ação pedagógica mediadora das soluções para conflitos ambientais”, afirmou Claudete Padilha Bruschi, da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.


Conferência – Segundo a coordenadora-geral de Educação Ambiental do MEC, Rachel Trajber, o programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas atende 16 mil escolas que participaram, em 2003, da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que mobilizou seis milhões de pessoas em quatro mil municípios. O processo de formação envolve a criação de metodologia participativa que orienta o ciclo de seminários em suas etapas nacional, estaduais e regionais, até chegar a um número inicial de dois professores e dois alunos por escola, com 64 mil participantes.


Em julho, 210 pessoas participaram do Seminário de Formadores I, em Brasília. São educadores de secretarias estaduais e municipais de educação, núcleos de educação ambiental do Ibama, secretarias estaduais de meio ambiente, universidades, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e ONGs ambientalistas.


A equipe de Formadores I de cada estado atua na formação de 1.800 Professores Formadores II, que irão construir a metodologia de formação com os Professores Formadores III em pólos regionais que agrupam escolas de vários municípios. O ciclo de seminários deverá ser concluído até abril de 2005. A estratégia do Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas considera a escola como o espaço privilegiado para refletir sobre a educação com a sustentabilidade do planeta em mente.


O programa é parte do processo integrado de formação continuada de professores e alunos em educação ambiental desenvolvido pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente


Com-Vida – As Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida terão a participação da comunidade escolar, envolvendo direção, professores, alunos, servidores e pais de alunos. Para Rachel Trajber, a ação incentiva a criação de projetos que vão melhorar os níveis de qualidade de vida das comunidades locais.


“A nossa expectativa é da realização de um encontro produtivo”, diz a técnica em educação ambiental da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, Claudete Padilha de Sousa Bruschi.


Mais informações com Claudete Bruschi ou Marly Lopes, na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, pelo telefone (67) 318-2275.


MEC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)