Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/10/2004 14:22

Educação a distância valoriza profissionais da educação

SEED / MEC

Dez mil gestores educacionais capacitados em gestão de projetos tecnológico-educacionais, 338 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) instalados e 4.640 escolas públicas atendidas, em 1.819 municípios, beneficiando 5,8 milhões de alunos e 218 mil professores. Além disso, 54 mil computadores instalados em NTEs e escolas. E mais 2,2 mil multiplicadores capacitados em especialização em informática educativa e 300 mil professores capacitados em escolas ProInfo e outras com projetos de informática educativa.


São os resultados do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), instituído pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), por meio da Portaria nº 522/97, para promover, nas escolas públicas de educação básica, o uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio pedagógico ao processo de ensino-aprendizagem. As diretrizes do programa foram definidas pela Seed, a quem cabe a coordenação nacional do ProInfo, e aprovadas pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).


O respeito à autonomia pedagógico-administrativa dos sistemas estaduais e municipais de ensino levou o MEC a propor a implementação descentralizada do ProInfo. Aos estados e municípios cabe a responsabilidade de montar infra-estrutura para instalação dos laboratórios, alocar recursos humanos e selecionar escolas a serem beneficiadas. As escolas aderem ao ProInfo com as orientações do programa estadual ou municipal, com um horizonte de planejamento futuro de três a cinco anos.


Além de disponibilizar a infra-estrutura de laboratórios para escolas, o ProInfo desenvolve esforço de capacitação de recursos humanos nas áreas pedagógica, técnica e gerencial. Para realizar ações de sensibilização, apoio ao processo de planejamento tecnológico-educacional, capacitação, suporte pedagógico/técnico e acompanhamento/avaliação, o MEC implantou, em parceria com os sistemas de ensino, uma rede de Núcleos de Tecnologia Educacional. A Seed instalou, em Brasília, o Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional para apoiar ações do ProInfo em sua ação nacional.


“O desafio é grande até completar o processo de apropriação de tecnologia por parte da comunidade escolar’’, afirma Jean Marc Mutzig, diretor do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica da Seed. Até agora, o MEC entregou 58.895 computadores às escolas públicas e NTEs. “As pesquisas apontam mudanças positivas nas escolas equipadas pelo ProInfo, como redução dos índices de evasão escolar”, explica Mutzig.


Repórter: José Leitão

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)