Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Educação a distância valoriza profissionais da educação

SEED / MEC - 13 de outubro de 2004 - 14:22

Dez mil gestores educacionais capacitados em gestão de projetos tecnológico-educacionais, 338 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) instalados e 4.640 escolas públicas atendidas, em 1.819 municípios, beneficiando 5,8 milhões de alunos e 218 mil professores. Além disso, 54 mil computadores instalados em NTEs e escolas. E mais 2,2 mil multiplicadores capacitados em especialização em informática educativa e 300 mil professores capacitados em escolas ProInfo e outras com projetos de informática educativa.


São os resultados do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), instituído pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), por meio da Portaria nº 522/97, para promover, nas escolas públicas de educação básica, o uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio pedagógico ao processo de ensino-aprendizagem. As diretrizes do programa foram definidas pela Seed, a quem cabe a coordenação nacional do ProInfo, e aprovadas pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).


O respeito à autonomia pedagógico-administrativa dos sistemas estaduais e municipais de ensino levou o MEC a propor a implementação descentralizada do ProInfo. Aos estados e municípios cabe a responsabilidade de montar infra-estrutura para instalação dos laboratórios, alocar recursos humanos e selecionar escolas a serem beneficiadas. As escolas aderem ao ProInfo com as orientações do programa estadual ou municipal, com um horizonte de planejamento futuro de três a cinco anos.


Além de disponibilizar a infra-estrutura de laboratórios para escolas, o ProInfo desenvolve esforço de capacitação de recursos humanos nas áreas pedagógica, técnica e gerencial. Para realizar ações de sensibilização, apoio ao processo de planejamento tecnológico-educacional, capacitação, suporte pedagógico/técnico e acompanhamento/avaliação, o MEC implantou, em parceria com os sistemas de ensino, uma rede de Núcleos de Tecnologia Educacional. A Seed instalou, em Brasília, o Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional para apoiar ações do ProInfo em sua ação nacional.


“O desafio é grande até completar o processo de apropriação de tecnologia por parte da comunidade escolar’’, afirma Jean Marc Mutzig, diretor do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica da Seed. Até agora, o MEC entregou 58.895 computadores às escolas públicas e NTEs. “As pesquisas apontam mudanças positivas nas escolas equipadas pelo ProInfo, como redução dos índices de evasão escolar”, explica Mutzig.


Repórter: José Leitão

SIGA-NOS NO Google News