Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Edna Menezes : Pequena história de Cassilândia

Edna Menezes - 01 de janeiro de 2005 - 09:24

Essa minha mania de me deixar dominar pelas palavras às vezes me faz querer dizer o não-dito, o não-lembrado, o esquecido. Quando eu era criança, vivia numa pequena cidade, na cidade em que nasci. Bem, não sei se posso chamar de cidade um lugar em que havia apenas umas duas ou três ruas abertas a enxada e enxadões e muitos “trieiros”, por onde as pessoas passavam. Eu nasci na vila Pernambuco e para vir para o “centro” da cidade os moradores tinham que se equilibrar sobre uma “pinguela”, via de passagem do córrego Cedro, onde hoje é a rua Isaias Cândido Barbosa. O nome dessa vila é uma homenagem a um pernambucano que chegou em minha cidade e se fez prefeito, não uma, mas várias vezes. Seu nome hoje está estampado na placa que nomeia o prédio do paço municipal de Cassilândia “Joaquim Tenório Sobrinho”.
Lembro-me do período que antecedia as eleições, eram grandes barracões construídos e enormes “tachas” e panelas de comida. Não havia essas proibições da Justiça Eleitoral que há hoje, bem... Os tempos eram outros e as pessoas também. E em todas as eleições lá estávamos nós, sempre eleitores convictos do “Joaquim Pernambuco”, eu não votava, claro, mas fazia barulho. Minha mãe, ajudando na cozinha e convencendo leitores, meu pai caladão, mas não perdia um “comício”, sempre festivo, com muitos fogos e a tradicional musica nordestina, com sanfona, violão e triangulo. O tempo passou, o tempo mudou, Joaquim Pernambuco deixou a Terra, foi ser amigo dos amigos em outra dimensão e em seu lugar surge seu filho Luis Tenório de Melo. Luizinho segue os passos do pai, prefeito duas vezes em Cassilândia, a sua cidade, e duas vezes deputado estadual. Muitos outros homens da política também passaram por Cassilândia, alguns acolhidos pela população, outros nem tanto, não obstante nossa cidade tornou-se uma bela e tradicional cidade do interior sul-mato-grossense.
Amanha, 01º de janeiro de 2005 tomará posse um novo prefeito. Novo prefeito? É...O Donizete. Menino que nasceu e cresceu em Cassilândia, brincou e soltou pipa pelas ruas poeirentas da Vila Pernambuco, assim como tantos outros. Freqüentou as escolas estaduais dessa cidade e, mais tarde, jovem esforçado, cursou uma faculdade de Direito. Foi funcionário do Detran de Cassilândia, Diretor adjunto desse órgão na capital do estado, permeou o governo na Governadoria Estadual e retornou para Cassilândia, convocado pelo povo a cumprir o seu dever de “filho de Cassinha”. Aceitou o fardo de se candidatar a ser líder do destino político de nossa cidade e sagrou-se vencedor. E hoje... Hoje, com uma linda festa, ovacionado pelos seus concidadãos, assume tal pleito. Parabéns Donizete que Deus o ilumine e, principalmente, parabéns Cassilândia. Mais uma vez terá seu destino político nas mãos de um filho seu.
Abraços a todos os meus irmãos cassilandenses.
Edna Pereira Silva de Menezes

SIGA-NOS NO Google News