Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Edital oferece apoio financeiro para projetos de conservação do Cerrado

A Crítica - 24 de julho de 2016 - 17:04

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza acaba de abrir as inscrições do tradicional ‘Apoio a Projetos de Conservação’. Nesta edição, a chamada pública selecionará iniciativas que contribuam para a conservação da biodiversidade dos biomas Cerrado e Caatinga que, juntos, ocupam 36% do território brasileiro. As inscrições ficam abertas até 31 de agosto, neste link.

“A cada edição, escolhemos um ‘recorte’ específico para apoiar novas iniciativas. Na Caatinga vivem 27 milhões de brasileiros, além de ser o único bioma exclusivamente nacional. E o Cerrado abriga nascentes de rios que abastecem as principais bacias hidrográficas”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

O apoio a projetos visa potencializar a geração de conhecimento através de pesquisas e estudos da biodiversidade brasileira, além de estimular ações que promovam mudanças positivas no cenário ambiental nacional. “Incentivamos projetos que tragam resultados efetivos para a proteção da biodiversidade e contribuam com o cumprimento das metas internacionais com as quais o país está comprometido e com os esforços públicos de conservação”, afirma a diretora.

Como funciona

Para concorrer é preciso que os projetos atendam a uma das duas linhas temáticas de apoio. A primeira trata de ‘Unidades de Conservação de Proteção Integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)’ e tem como objetivo a criação, ampliação e execução de atividades prioritárias de seus Planos de Manejo (documentos oficiais de planejamento das unidades de conservação).

A segunda linha visa a execução de ações para espécies ameaçadas, seguindo os Planos de Ação Nacional (PANs), documentos que elencam ações para a conservação de determinadas espécies e ecossistemas. Os projetos devem ser realizados por instituições sem fins lucrativos, como fundações ligadas a universidades e organizações não governamentais (ONGs).

O ‘Programa de Apoio a Ações de Conservação’, que inclui a chamada de Apoio a Projetos e outras formas de patrocínio da Fundação Grupo Boticário, existe há 26 anos e já apoiou 1.486 projetos de 492 instituições em todo o Brasil, sendo 151 deles do Cerrado. Entre eles, destacam-se iniciativas que beneficiaram a proteção de espécies como pato-mergulhão, uma das dez espécies de aves aquáticas mais ameaçadas de extinção do planeta, e lobo-guará, além de projetos de conservação da biodiversidade do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).

SIGA-NOS NO Google News