Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Edital inédito para financiamento da cultura popular

Alessandra Bastos/ABr - 24 de janeiro de 2005 - 07:46

Um edital inédito para financiamento público de projetos voltados para a cultura popular será lançado, no próximo mês, pelo Ministério da Cultura. As inscrições abrem em abril. O edital é uma das propostas de ações para fomentar a área, criadas durante as discussões das 14 oficinas realizadas em diferentes estados brasileiros.

Neste sábado, o penúltimo encontro foi realizado em Brasília e, no próximo dia 28, os debates serão em Aracajú. Em fevereiro, o Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares vai eleger dez propostas consideradas prioritárias e o documento será entregue ao ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Em Brasília, o debate da oficina foi iniciado com a indagação sobre quais seriam os fatores que dificultam e os que contribuem para o fortalecimento das culturas populares. Por meio desta pergunta, artistas, educadores e pesquisadores reveleram suas opiniões. "A questão da diversidade estava completamente abandonada pelo ministério", afirma o sub-secretário de Identidade e Diversidade Cultural, Ricardo Lira. "Fizemos a oficina dentro da possibilidade porque a capacidade de articulação do ministério com esse setor ainda é muito pequena", disse o subsecretário durante a abertura do evento. Menos de quarenta pessoas participam da discussão. "O seminário será uma alavanca, mas é ainda um passo limitado".

SIGA-NOS NO Google News