Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Édio Amin vai ser submetido a nova cirurgia

21 de janeiro de 2006 - 07:51

O ex-prefeito de Cassilândia e titular do Cartório de 1º Ofício, Edio Amin, que recentemente retirou um nódulo da cabeça, devido a uma queda, que sofreu em sua residência, vai ser operado novamente. Não do mesmo problema, uma vez que a cirurgia teve sucesso total. Uma diverticulite o acompanha há alguns anos. Disse ao Cassilândianews, que vai ser operado em São José do Rio Preto, no final do mes. "Estou ciente que vou ter melhor qualidade de vida", argumentou.

O que é diverticulite

Segundo o Dr. Aytan Sipahi é médico gastrenterologista, chefe do Grupo de Intestino do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, diverticulite é uma inflamação que se manifesta basicamente no intestino grosso, parte final do intestino que se distribui pelo abdômen formando uma espécie de U invertido. Responsável pela absorção de água, armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão, o intestino grosso começa no íleo (porção final do intestino delgado) e é dividido nos seguintes segmentos: ceco (tem configuração semelhante ao fundo cego de um saco e onde se localiza o apêndice vermiforme), cólon ascendente (sobe até o fígado e forma um ângulo à direita chamado flexura hepática), cólon transverso (localiza-se na parte superior do abdômen e desce na altura do baço) e cólon descendente que desemboca no cólon sigmóide, reto e canal anal.
O intestino grosso é formado por diferentes camadas de tecido. Na superfície externa, existe uma camada translúcida, bem fininha, chamada serosa. Depois, vem a camada muscular formada por músculos lisos que comprimem e empurram o bolo alimentar para expulsá-lo através do ânus. A camada mais interna, representada em lilás na imagem, é constituída por uma mucosa cheia de glândulas e preparada para produzir muco, enzimas e anticorpos que vão defender esse órgão de substâncias estranhas e agentes agressores.
A mucosa é irrigada por vasos existentes na camada serosa e que atravessam a camada muscular. Isso cria um ponto de fragilidade no músculo e, em determinadas condições, a mucosa pode formar uma hérnia, semelhante a um dedo de luva invertido: é o divertículo. Nele pode penetrar e ficar retida pequena quantidade de fezes que recebe o nome de fecalito. Havendo condições favoráveis, bactérias também podem assestar-se nesse local.
A presença de numerosos divertículos no intestino recebe o nome de diverticulose. A diverticulite ocorre quando eles inflamam, podendo apresentar abscesso ou perfuração.


Fonte: site Drauzio Varella

SIGA-NOS NO Google News