Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Edifícios: Saiba o que fazer ao identificar um problema

Agência do Rádio - 26 de maio de 2012 - 07:56

Os moradores de apartamentos devem ter atenção a um detalhe que pode se tornar um problema grave se não analisado com urgência. As rachaduras em paredes podem comprometer a estrutura e até causar o desabamento do edifício. Mas o que fazer ao identificar uma rachadura na parede? Segundo o subsíndico de um prédio em Brasília, Adahiuton Belloti, os moradores devem chamar um profissional habilitado. Belloti diz que os residentes podem contar com a ajuda do síndico para chamar o especialista.


\"Quando a pessoa observa alguma coisa, uma lata de lixo que está fora do lugar, um carro que está em alta velocidade, nós pedimos que os condôminos nos ajudem. Da mesma forma nós pedimos que quando ele percebe uma fissura na parede, que ele nos comunique para que a gente possa chamar o profissional e o profissional habilitado possa nos informar qual é a gravidade daquela fissura.\"

Segundo o engenheiro civil e conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Melvis Barrios, as rachaduras mais preocupantes são as que aparecem em pilares, vigas e lajes. Essas devem ser solucionadas com urgência. O engenheiro ressalta que os moradores devem ficar atentos ao surgimento de manchas nas paredes.


\"Uma fissura, por exemplo, ela permite a infiltração de umidade, e isso pode vir a afetar uma viga, uma estrutura de concreto ao longo dos anos. Outro problema são os vazamentos dos sanitários em edificações, às vezes tu vês uma mancha, e tu vais deixando aquilo ali, pode com o tempo se expandir, causar algum problema de oxidação, então problema de infiltração, de umidade também requer sempre um acompanhamento mais detalhado.\"

Então, ao detectar um problema estrutural no edifício, entre em contato com o síndico ou com um profissional do Crea da sua região. Para saber mais informações sobre esse e outros temas, acesse o site do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia: www.confea.org.br

Reportagem, Leandro Aislan


SIGA-NOS NO Google News