Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

ECT comemora amanhã o Dia Mundial dos Correios

Eber Benjamin Santos de Arruda - 07 de outubro de 2005 - 14:33

O dia 9 de outubro é a data em que se comemora o Dia Mundial dos Correios. No Brasil, a data será comemorada em nível nacional nesta sexta, dia 7. Em Campo Grande, a data será marcada por ato que acontece no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), na rua Barão do Rio Branco, às 15:30 horas.

A União Postal Universal (UPU) orientou este ano para que o dia seja marcado em nível mundial, por todos os Correios que fazem parte daquela organização. O dia 9 de outubro foi escolhido por ser a data em que foi fundada a UPU, organização não-governamental que reúne 190 países e foi criada em Berna, Suíça, em 9 de outubro de 1874. Aos 131 anos de existência, tem como missão integrar mundialmente os serviços postais e facilitar a comunicação entre os países associados, sem interferir nas políticas próprias de entrega de correspondências dentro de cada Estado-membro. A entidade já foi dirigida, entre 1985 e 1995, por um brasileiro, o ex-presidente dos Correios Adwaldo Cardoso Botto de Barros.


Os Correios no Brasil


Com 342 anos de existência, os Correios estão em todos os 5.560 municípios brasileiros. Operam rede que ultrapassa 12.300 agências. Integrada por meio de malha logística intermodal por terra e ar, inclui 35 linhas aéreas transportando diariamente mais de 700 toneladas de carga postal e percorrendo cerca de 60.000 quilômetros.

Entregam, todos os dias, mais de 32 milhões de objetos, entre cartas, encomendas, jornais, revistas e Sedex. Em decorrência do padrão de qualidade do serviço prestado, há vários anos ostenta a marca de empresa de maior credibilidade junto à população. Com 108 mil empregados, é a maior empregadora celetista do País e possui qualidade operacional superior a congêneres de países desenvolvidos como os Estados Unidos.O reconhecimento público está atestado por regulares pesquisas de avaliação de satisfação, onde os resultados apontam índices superiores a 89% .

Informa o Presidente dos Correios, Janio Pohren: “Apesar da crise de imagem que sofreu com o episódio Maurício Marinho, os Correios continuam investindo na expansão de serviços, em especial em novos produtos voltados para as comunidades carentes do interior”. A nova diretoria prevê investimentos de R$ 1,5 bilhões, ao longo de oito anos para estender a rede de distribuição domiciliar a 170 milhões de pessoas: “Vamos conseguir universalizar os serviços postais. Chegaremos a todos os lares, mesmo que os serviços não sejam rentáveis´´.

Correios no MS – Para o diretor regional dos Correios no Mato Grosso do Sul, João Rocha, os serviços de Correios no Brasil tiveram um grande avanço no país com criação da ECT. “A ECT garantiu a unificação dos serviços postais no Brasil com eficiência, rapidez e qualidade, sendo uma das instituições com mais credibilidade em nosso país. No estado, os Correios estão presentes em todos os municípios, menos Figueirão (cujo estudo para implantação está em andamento), cumprindo sua função social, mesmo que na maioria deles a prestação do serviço seja deficitária. Estamos até aumentando nossa rede de agências e de distribuição, com novas agências em pequenas localidades, como é o caso de Quebra-Coco, que vamos inaugurar nesta sexta. Por outro lado temos uma série investimentos em andamento, como o da construção do novo prédio em Dourados, onde será implantado o primeiro Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas do interior. Estamos apostando no futuro, no crescimento do estado e do país”.

SIGA-NOS NO Google News