Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/08/2011 06:22

Economistas avaliam como exagerada a queda da Bovespa

Vinicius Konchinski, Agência Brasil

São Paulo – A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o pregão desta segunda-feira (8) em queda acentuada. Foi primeiro dia de operação após a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixar a avaliação de risco da dívida dos Estados Unidos. O Ibovespa, principal índice do mercado de ações do país, caiu 8,08%, aos 48.668 pontos.

Foi a maior queda desde 2008, quando o mundo foi sacudido pela crise dos títulos imobiliários dos Estados Unidos. Ao longo do dia, o Ibovespa chegou a cair 9,73%, seguindo a tendência das principais bolsas de valores do mundo. O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, fechou com queda de 5,55%. Já o índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, terminou o dia com queda de 3,39%.

Para economistas ouvidos pela Agência Brasil, contudo, a reação do mercado de ações brasileiro às notícias sobre a situação fiscal dos EUA e da Europa foi “exagerada”. Eles acreditam que a queda acentuada tem motivos “emocionais” e, portanto, deve ser revertida.

“A queda de hoje foi mais emocional do que racional”, disse Keyler Carvalho Rocha, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). “O mercado tende a se recuperar.” De acordo com o professor, a situação da economia de países como Grécia, Itália e Portugal é delicada. Os termos do acordo para elevação do teto da dívida dos Estados Unidos também não foram ideiais. Mesmo assim, isso não justifica, para ele, uma queda tão grande do Ibovespa. “A ação da Petrobras caiu cerca de 30% neste ano, mas a empresa está saudável, tendo lucro”, explicou o professor. “O preço é irreal. Deve subir no longo prazo.”

Alcides Leite, professor da Trevisan Escola de Negócios, também acha que a queda do Ibovespa hoje foi “exagerada” e tem “grande componente emocional”. Segundo ele, porém, não é possível saber se ainda podem ocorrer novas quedas ou quando as altas voltarão a ser registradas. Mas ele reconheceu que o rebaixamento da nota dos títulos da dívida dos EUA \"foi histórico\" e que \"a influência desse acontecimento no mercado é grande”.

Nesta situação, Leite recomenda paciência para quem tem dinheiro aplicado em ações. Já para quem tem dinheiro disponível e pode aplicá-lo com objetivo de obter ganhos no longo prazo, Leite disse que a bolsa é uma boa opção. “A aplicação é indicada para quem pode esperar, no mínimo, dois anos.”

A queda nas bolsas de valores do mundo também teve impactos no câmbio. O dólar comercial fechou em alta de 1,96%, cotado a R$ 1,61. Já o euro subiu 2,35%, fechando em R$ 2,30.

Edição: Vinicius Doria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)