Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/12/2004 08:19

Economista da Fipe prevê 0,60% de inflação em dezembro

Pedro Malavolta/ABr

São Paulo - A inflação na capital paulista no mês de dezembro deverá ser de 0,60%, um pouco maior que a de novembro (0,56%). A previsão é do coordenador do Índice de Preços ao Consumidos (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Paulo Picchetti. Se essa previsão se confirmar, o ano fecha com inflação de 6,5%. Para o economista, os reajustes da gasolina, cigarros e telefonia devem puxar o índice.

Os cigarros foram um dos responsáveis pela inflação do mês de novembro. No começo de outubro, a Souza Cruz reajustou o preço de seus cigarros e no início de dezembro, também a Philip Morris anunciou um reajuste de 7%. Só esse último reajuste deverá contribuir com 0,06 ponto percentual para o índice de inflação, segundo o coordenador da pesquisa.

A telefonia, um dos grandes responsáveis pelos altos índices de inflação no meio deste ano, terá agora em dezembro um segundo reajuste e também deverá pressionar o índice. Também na área de tarifas públicas, o fim do seguro apagão fez as contas de eletricidade baixarem, o que deverá ajudar a desacelerar a inflação até janeiro.

Em dezembro, assim como na pesquisa divulgada hoje, a gasolina deve continuar a ser o item que mais puxa a inflação para o alto. "Os reajustes que mostramos nessa pesquisa (de novembro) são relativos a outubro, não contemplam inteiramente o último reajuste nas refinarias anunciado pelo governo", explica Picchetti.

Como o reajuste das refinarias da Petrobrás foi anunciado na última quinta-feira (25), a pesquisa de novembro ainda não foi muito afetada pelo reajuste. Picchetti prevê que a gasolina contribua sozinha com 0,14 ponto percentual no índice de dezembro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)