Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Economista aponta crescimento de inadimplência

Stênio Ribeiro/ABr - 02 de novembro de 2005 - 16:35

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que a inadimplência geralmente cresce no fim do ano, por causa das compras de Natal, conforme disse hoje (2) o economista Marcel Solimeo, em à Rádio Nacional AM de Brasília.

Ele disse que num primeiro momento muita gente utiliza a primeira metade do 13º salário, recebida no mês de novembro, para "limpar o nome" no cadastro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que está interligado em todo o país. Em seguida, essa pessoa faz um novo crediário, "nem sempre com o planejamento adequado".

O economista da ACSP afirmou que a maioria dos inadimplentes é homem, na faixa entre 21 e 40 anos de idade, com salários que variam entre R$ 500 e R$ 1 mil. É o período, segundo ele, em que a maioria das pessoas organiza a vida e, às vezes, não faz os devidos cálculos na hora de se endividar.

Marcel Solimeo disse que muitos se endividam com base em projeções que levam em conta a divisão exata do salário. "É necessário deixar sempre uma margem de segurança para imprevistos, como o desemprego, por exemplo", comentou.

Ele apontou que a inadimplência tem sido tradicionalmente maior entre os homens, mas o balcão do SPC tem constatado que o problema também cresce entre as mulheres. A pesquisa de crédito mostra que há quatro anos a proporção de inadimplentes era de 75% homens e 25% mulheres; hoje a proporção evoluiu para 66% de homens e 34% de mulheres. "Isso por que elas aumentaram a atuação no mercado de trabalho, contribuindo para a formação de renda", explicou Solimeo.

SIGA-NOS NO Google News