Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/02/2005 14:04

Economia de 5,5% de energia durante o horário de verão

Luthianna Hollebach / ABr

Após 110 dias de duração, o horário de verão termina à meia-noite deste sábado (19). Os relógios devem ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O horário de verão teve início no dia 2 de novembro de 2004 e proporcionou uma redução de 5,5% no consumo de energia no horário de pico. Evitou, além da sobrecarga na rede elétrica, possíveis apagões pontuais em algumas regiões do país, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS).

Os dados preliminares do ONS indicam que a redução da demanda no horário de ponta nas três regiões abrangidas pelo horário de verão foi de 2.412 MW. Segundo a assessoria do ministério de Minas e Energia, "essa carga é suficiente para sustentar nesse período, a região metropolitana de Belo Horizonte e das cidades de Florianópolis e de Porto Alegre". Na região Sul, a queda da demanda de energia no horário de pico foi de 6,4% (603 MW) e no Sudeste e no Centro-Oeste, de 5,3% (1.809 MW).

O horário de verão tem como finalidade melhorar a segurança do sistema elétrico, reduzindo riscos de sobrecarga no período de maior consumo, ou seja, entre 18 e 20 horas. A meta de economia de energia para este ano é de 2.400 megawatts, a mesma atingida em 2004, ou seja 5,5%.

Apenas as regiões Norte e Nordeste não foram atingidas pelo horário de verão. A medida foi instituída pela primeira vez em 1931 e é adotada todos os anos desde 1985.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)