Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/02/2005 14:04

Economia de 5,5% de energia durante o horário de verão

Luthianna Hollebach / ABr

Após 110 dias de duração, o horário de verão termina à meia-noite deste sábado (19). Os relógios devem ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O horário de verão teve início no dia 2 de novembro de 2004 e proporcionou uma redução de 5,5% no consumo de energia no horário de pico. Evitou, além da sobrecarga na rede elétrica, possíveis apagões pontuais em algumas regiões do país, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS).

Os dados preliminares do ONS indicam que a redução da demanda no horário de ponta nas três regiões abrangidas pelo horário de verão foi de 2.412 MW. Segundo a assessoria do ministério de Minas e Energia, "essa carga é suficiente para sustentar nesse período, a região metropolitana de Belo Horizonte e das cidades de Florianópolis e de Porto Alegre". Na região Sul, a queda da demanda de energia no horário de pico foi de 6,4% (603 MW) e no Sudeste e no Centro-Oeste, de 5,3% (1.809 MW).

O horário de verão tem como finalidade melhorar a segurança do sistema elétrico, reduzindo riscos de sobrecarga no período de maior consumo, ou seja, entre 18 e 20 horas. A meta de economia de energia para este ano é de 2.400 megawatts, a mesma atingida em 2004, ou seja 5,5%.

Apenas as regiões Norte e Nordeste não foram atingidas pelo horário de verão. A medida foi instituída pela primeira vez em 1931 e é adotada todos os anos desde 1985.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)