Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Economia brasileira é a 46ª do mundo

Agência Brasil - 31 de outubro de 2003 - 09:17

A economia mais competitiva do mundo, segundo o relatório 2003 do Fórum Econômico Mundial (WEF), é a da Finlândia. Os Estados Unidos, maior potencial mundial, ficaram em segundo.

Na classificação de 102 países, o Brasil manteve o 46° lugar do ano passado e Portugal continua em 23°. Bolívia, Haiti e Angola são os menos competitivos do planeta.

O estudo do WEF não analisa a conjuntura econômica no curto prazo e sim as condições nacionais para a atividade das empresas no longo prazo. Os critérios vão da estabilidade política aos investimentos em pesquisa, escolas conectadas à internet, colaboração entre empresas e universidades, entre outros.

Na avaliação do WEF, a Finlândia é numero 1 na colaboração entre indústrias e universidades, nos investimentos privados em pesquisa e inovação, em escolas conectadas à internet e em número de usuários da internet.

A Finlândia também está na vanguarda quando o assunto é luta contra a corrupção, no comportamento ético das empresas e na eficiência dos correios. O país também investiu mais na formação universitária. A competitividade da economia é explicada por duas causas maiores: diversificação e redirecionamento depois do fim da União Soviética, para onde eram destinadas as exportações, e a adesão do país à União Européia.

As informações são do site swissinfo

SIGA-NOS NO Google News