Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

E termina o jogo! Relembre fatos marcantes do futebol paulista

FPF - 22 de dezembro de 2012 - 06:56

Um ano cheio de emoções e nuances para as equipes paulistas que tiveram conquistas estaduais, nacionais, continentais e mundiais. E houve, também, momentos de tristeza de torcidas apaixonadas por clubes tradicionalíssimos. O destaque do ano, porém, é o Corinthians que teve uma temporada perfeita, afastando antigos fantasmas com conquistas expressivas.

Confira no site da Federação Paulista de Futebol, mês a mês, os principais acontecimentos do futebol e dos clubes paulistas em 2012.

Janeiro

Abrindo a temporada do futebol brasileiro, o Corinthians deu mostras de que teria um bom ano quando venceu pela oitava vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os estaduais tiveram início, sem um bom retrospecto dos futuros campões enquanto Neymar teve o seu gol marcado contra o Flamengo na Vila Belmiro, eleito pela FIFA como o mais bonito de 2011.

Fevereiro

No mês do carnaval, Corinthians comemorando, e Santos lamentando, estreavam na Libertadores como prenúncios do que seriam suas campanhas na competição. Contra o Palmeiras, Neymar marcara o seu centésimo gol na carreira e do lado alviverde, Valdivia homenageava o ídolo Ademir da Guia que comemorava 50 anos de seu primeiro jogo pelo Palmeiras.

Março

O terceiro mês do ano marcou o fim de uma era no comando da CBF. No cargo desde 1989, Ricardo Teixeira deixou a presidência, assumida por José Maria Marin, vice-presidente indicado pela Federação Paulista de Futebol. O Palmeiras parecia engrenar ao ficar 16 jogos sem perder, marca que não conseguia desde 1999. Por fim, o dérbi de Campinas, entre Guarani e Ponte Preta completava 100 anos.

Abril

Um dos principais clubes do País e do Mundo, o Santos Futebol Clube comemora no dia 14, 100 anos de sua gloriosa história. Além de tanta festividade, o time goleia, em casa, a Catanduvense por 5 a 0 no dia do jogo. As primeiras fases dos campeonatos paulistas das Séries A1, A2 e A3 se encerram e os estaduais começam a afunilar.

Maio

Mês de levantar taças. Este é maio em São Paulo e três times foram os grandes vencedores: Santos, São Bernardo e Rio Branco. O time do litoral conquistou o tricampeonato paulista, enquanto a equipe do ABC comemorou o seu primeiro título da história. De Americana saiu o campeão da Série A3 com sobras. Ainda em maio, os Campeonatos Brasileiros das Séries A e B iniciaram.

Junho

Alegria e choro estiveram bem próximos dos times paulistas neste mês. Corinthians e Palmeiras avançaram à final da Libertadores e da Copa do Brasil, respectivamente, enquanto Santos e São Paulo ficaram pelo caminho. As Séries C e D do Brasileiro também começaram e Marco Polo Del Nero foi eleito vice-presidente da CBF da Região Centro Sul.

Julho

Invictos, Corinthians e Palmeiras comemoraram conquistas importantes. O alvinegro conquistou o inédito título da Taça Libertadores da América enquanto o Palmeiras voltou a levantar a taça da Copa do Brasil, o que não acontecia desde 1998. Em Londres, o Brasil estreia nos Jogos Olímpicos em busca da inédita medalha de ouro.

Agosto

Nos Jogos Olímpicos de Londres, embora chegasse à decisão com ótima média de três gols por jogo, o Brasil mais uma vez fracassou na busca pela medalha de ouro. Com gol no primeiro minuto de jogo, o México venceu por 2 a 1 e ficou com o título da competição. Além dessa derrota, a Seleção Brasileira ainda perdeu o goleiro Félix, titular do time tricampeão em 1970, falecido em São Paulo.

Setembro

O torcedor paulistano pode, depois de cinco anos, rever a Seleção Brasileira no gramado do estádio do Morumbi quando o Brasil venceu a África do Sul por 1 a 0 sob vaias a Mano Menezes e Neymar. O santista, aliás, comemorou mais um título com sua equipe: a Recopa Sul-Americana. Quem também festejou no mês foi o Mogi Mirim que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

Outubro

O principal destaque dentro de campo foi a decisão da Segunda Divisão com o título do Votuporanguense contra o São Vicente. Além dos dois, Grêmio Novorizontino e Joseense também subiram. Na Série C, enquanto o Oeste avançava, o Santo André foi rebaixado. Já Neymar, entraria pelo segundo ano consecutivo na lista de 23 melhores jogadores do mundo elaborada pela FIFA.

Novembro

Mês em que as torcidas de dois dos mais tradicionais clubes de São Paulo choraram rebaixamentos. O palmeirense lamentou a queda para a Série B enquanto o bugrino viu o Guarani cair novamente para a Série C nacional. Por outro lado, o Oeste comemorou o acesso à Série B e o Noroeste sagrou-se campeão da Copa Paulista garantindo vaga à Copa do Brasil de 2013.

Dezembro

Garantido na Libertadores, o São Paulo ainda se deu ao luxo de conquistar a Copa Sul-Americana ao passo que o Oeste de Itápolis ficou com o título do Campeonato Brasileiro da Série C. No entanto, o principal destaque do mês de novembro foi o Corinthians, que venceu o Chelsea por 1 a 0 e conquistou o bicampeonato mundial.

SIGA-NOS NO Google News