Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É preocupante o recém-nascido ter icterícia?

Baby Center - 11 de junho de 2016 - 09:00

É preocupante o recém-nascido ter icterícia?
Mais de 50 por cento dos bebês saudáveis e absolutamente normais fica com a pele amarelada nos primeiros dias depois de nascer. Se isso acontecer com seu bebê, não é preciso se apavorar, mas é preciso falar com o pediatra.

Como o pico da icterícia costuma acontecer entre o segundo e o terceiro dia, a condição normalmente é diagnosticada e tratada na própria maternidade.

Mas, se o bebê já estiver em casa, telefone para o médico ou leve-o de volta ao hospital para um exame se o amarelo for pronunciado, especialmente se estiver na barriga ou nas pernas da criança.

No caso de um bebê nascido depois de 37 semanas de gravidez, dentro de uma semana as bochechinhas dele devem estar rosadas de novo. No caso de prematuros, pode demorar um pouco mais.
Qual é a causa da icterícia?
A icterícia aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais.

Os recém-nascidos tendem a ter níveis de bilirrubina mais elevados porque possuem hemácias (glóbulos vermelhos) extras no corpo, e seu fígado ainda não consegue metabolizar o excesso de bilirrubina.

À medida que os níveis de bilirrubina aumentam, o amarelo vai descendo: começa na cabeça, vai para o pescoço, depois chega ao peito e, em casos graves, chega até os dedos do pé. Esse tipo de icterícia neonatal raramente é prejudicial a bebês saudáveis que tenham nascido a termo.

Em casos mais raros, recém-nascidos com icterícia podem sofrer danos neurológicos, mas isso só acontece quando os níveis de bilirrubina ficam extremamente elevados.
A icterícia é muito comum em recém-nascidos?
A prevalência da icterícia depende bastante da origem racial da criança. Bebês de origem asiática, por exemplo, têm mais tendência a ter icterícia em comparação a recém-nascidos brancos e negros.

A partir do nível de 5 mg/dl (miligramas por decilitro de sangue) de bilirrubina, a icterícia passa a ser visível. Em bebês nascidos a termo, ou seja, depois de 39 semanas de gestação, o pico da bilirrubina acontece no segundo ou terceiro dia de vida.

Entre 50 e 65 por cento dos bebês apresentam icterícia visível (acima de 5 mg/dl). Em prematuros, esse número sobe para 80 por cento, e o pico de bilirrubina acontece entre o quinto e o sétimo dia depois do parto.
Como se trata a icterícia?
Se seu bebê estiver com a pele amarelada, o pediatra fará um exame de sangue para medir a concentração de bilirrubina e definir se o tratamento é necessário. A determinação do tratamento dependerá do dia em que a bilirrubina foi medida, do peso com que o bebê nasceu e do nível detectado.

Para recém-nascidos a termo, com peso de mais de 2,5 kg, os médicos brasileiros costumam indicar o tratamento a partir de 12 ou 13 mg/dl de bilirrubina no segundo ou terceiro dia, mas o cálculo é feito caso a caso e envolve alguns outros fatores.

O tratamento é feito com fototerapia -- o bebê é colocado sob luzes fluorescentes que ajudam a metabolizar a bilirrubina, para que ela seja excretada pelo fígado. A criança é colocada numa espécie de bercinho de luz, sem roupa, com os olhos cobertos por uma máscara protetora.

Quando a icterícia é bem leve, o médico pode indicar apenas um banho de sol de cerca de 15 minutos de manhã e à tarde, antes das 10h e depois das 16h.

Com menos frequência, a icterícia é causada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho (como no caso de mãe Rh negativo e filho Rh positivo, e algumas vezes quando a mãe é O e o filho A ou B). As icterícias por incompatibilidade sanguínea dependem de o quanto a mãe foi sensibilizada para produzir anticorpos contra os glóbulos vermelhos do filho.

Exista ainda icterícia por alguma outra doença associada, e a hiperbilirrubinemia chega a níveis perigosos -- uma indicação disso é quando a icterícia já surge no primeiro dia. Os médicos vão avaliar o bebê para descobrir o que causou a icterícia.
Como posso saber se meu filho está com icterícia?
Se você já está em casa com o bebê e está preocupada, faça o seguinte teste: num ambiente bem iluminado (de preferência à luz do dia ou com luz branca), faça uma leve pressão no peito da criança.

Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, fale com um médico ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado (não é preciso se apavorar). Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelos.

É importante lembrar que a icterícia passa rápido, na grande maioria das vezes sozinha, e não deixa nenhum tipo de sequela, exceto em casos gravíssimos. Se tiver dúvidas, fale com o médico ou telefone para o hospital em que deu à luz.

SIGA-NOS NO Google News