Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal um bebê não gostar da consistência dos alimentos?

BabyCenter - 08 de agosto de 2016 - 09:00

Sim, o bebê pode rejeitar a consistência de alimentos sólidos dependendo de sua idade e do estágio de desenvolvimento em que está.

Nos primeiros meses de vida, ele não tem capacidade neurológica nem muscular de ingerir alimentos sólidos.

A partir dos 6 meses, a criança normalmente consegue sentar com apoio e pode começar a ter os primeiros dentes, facilitando a mordida e a mastigação de pequenos pedaços de alimentos.

É por isso que a recomendação atual é de apenas iniciar as introdução de outros alimentos que não o leite materno apenas aos 6 meses, e não antes.

Mesmo assim, vá com calma. Lembre-se de que até então toda a alimentação era feita no peito ou na mamadeira, só por sucção. Não tenha pressa na transição.

"Sempre que se fazem mudanças nas rotinas e hábitos do bebê, ele precisa de tempo para se adaptar à novidade e também treino para ter habilidade na atividade, assim como qualquer adulto", afirma a pediatra Sandra de O. Campos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A médica aconselha paciência com o processo, que varia muito de bebê para bebê, já que "a recusa não se trata de não gostar", mas, na maioria das vezes, de uma adaptação do corpo a um novo marco de desenvolvimento.

É importante não desistir de um tipo de alimento se seu filho pareceu não gostar da primeira vez. Vá tentando de novo, porque em muitos casos só depois de inúmeras vezes é que a criança passa a aceitar determinado legume ou fruta.

Porém, se o seu filho ainda rejeitar ou cuspir alimentos em pedacinhos depois de 1 ano de idade, é melhor levá-lo a um médico para investigar outras causas.

Para mais informações sobre este assunto, confira nossos artigos sobre a introdução de alimentos sólidos na dieta do bebê ou sobre crianças difíceis para comer..

SIGA-NOS NO Google News