Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal sentir falta da liberdade que eu tinha antes do bebê?

BabyCenter - 21 de julho de 2016 - 09:00

Não só normal como normalíssimo sentir saudade da vida de antes da chegada do bebê. Tudo muda quando o bebê nasce. Os papéis de cada um são diferentes, os hormônios enlouquecem, o trabalho se multiplica, as finanças são afetadas.

Acima de tudo, com um filho, perde-se a sensação de controle sobre a vida. A pessoa fica exausta, sobrecarregada, com a autoconfiança abalada, já que não tem o poder de tirar, por exemplo, o desconforto de uma crise de cólica, ou de fazer a criança finalmente dormir a noite toda.

A liberdade vai embora também. Tanto a liberdade física, de ir e vir na hora em que bem entender, quanto a mental, de poder passar alguns instantes sem se preocupar com nada. É normal que as pessoas, em especial as mães, se ressintam dessa mudança.

Converse com qualquer mãe e descobrirá que ela sempre acha que falta alguma coisa: dinheiro, ajuda, apoio emocional, tempo, liberdade, sabedoria. A sensação de que não se pode fazer as coisas do jeito que se quer deixa as pessoas chateadas, irritadas, ressentidas, desestimuladas. Mas todos esses sentimentos são normais.

O que se pode fazer então para melhorar? Comece do começo. Procure identificar quais aspectos da sua vida anterior que você mais sente saudade. Seja detalhista, faça uma lista no papel:
"Tenho saudade de ir à academia na hora em que eu quiser."
"Tenho saudade de dormir até tarde."
"Tenho saudade de sair à noite."
"Sinto falta de ir ao cinema."

Quanto mais completa for sua lista, mais fácil será você definir o que está sentindo. Quando terminar, releia a lista na companhia de seu companheiro(a) ou de um amigo ou amiga. Veja se não dá para reencaixar alguma das suas atividades favoritas na nova rotina.

Com um pouco de planejamento, você vai ver que dá, pelo menos um pouquinho. O exercício de fazer a lista é bom também porque torna bem concretas as coisas que você perdeu, e você consegue encará-las com menos ressentimento e menos culpa também.

Você vai ver que algumas perdas são mesmo irrecuperáveis, mas procure lembrar que mudanças na vida sempre vêm acompanhadas de despedidas, e logo você vai descobrir novas alegrias e experiências na vida com a criança.

"Lembre-se, ter um bebê não significa abrir mão de tudo o que você gosta. É importante tomar conta de você também, não só da criança", afirma a terapeuta Karen Kleiman, autora de vários livros sobre o pós-parto. Converse com outras mães para ver como elas estão lidando com a falta de liberdade -- você pode procurá-las nos fóruns do BabyCenter.

Se ainda assim estiver com dificuldade de conviver com a nova realidade, procure ajuda médica ou psicológica. Uma tristeza excessiva é normal nos dias após o parto, no chamado "blues puerperal", ou pode ser algo mais sério se persistir por muito tempo, que é o caso da depressão pós-parto.

SIGA-NOS NO Google News