Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal os órgãos genitais do meu bebê estarem inchados?

BabyCenter - 31 de julho de 2016 - 09:00

Sim, é comum o bebê ter a vagina ou o saco escrotal inchados, por vários motivos.

Os recém-nascidos nascem com um acúmulo de líquido, em especial em partes do corpo que são muito vascularizadas (onde há muitas veias e vasos linfáticos). É também por isso que os bebês perdem peso nos primeiros dias -- eles eliminam esse excesso de líquido.

As áreas onde o líquido mais se acumula são os órgãos genitais (lábios vaginais nas meninas e saco escrotal nos meninos) e o rosto.

Outro motivo para o inchaço dos órgãos genitais logo depois do nascimento é a influência dos hormônios recebidos pela mãe, mesma razão de às vezes aparecer uma espécie de "minimenstruação" nas recém-nascidas.

Converse com o médico se esse corrimento da sua filha não tiver desaparecido em, mais ou menos, um mês.

E, por último, pode haver um acúmulo extra de líquido no saco escrotal, em torno de um ou dos dois testículos do recém-nascido menino.

Trata-se de uma condição bastante comum, denominada hidrocele, que costuma ir embora sozinha nos primeiros meses de vida, ou até o bebê completar 1 ano.

Se o inchaço não sumir até a criança ter 1 ano, pode ser necessário um pequeno procedimento cirúrgico, na maioria das vezes sem necessidade de internação, para retirar o líquido e corrigir a hidrocele (ou uma hérnia inguinal associada à hidrocele).

SIGA-NOS NO Google News