Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal os órgãos genitais do meu bebê estarem inchados?

BabyCenter - 05 de abril de 2016 - 09:00

Sim, é comum o bebê ter a vagina ou o saco escrotal inchados, por vários motivos.

Os recém-nascidos nascem com um acúmulo de líquido, em especial em partes do corpo que são muito vascularizadas (onde há muitas veias e vasos linfáticos). É também por isso que os bebês perdem peso nos primeiros dias -- eles eliminam esse excesso de líquido.

As áreas onde o líquido mais se acumula são os órgãos genitais (lábios vaginais nas meninas e saco escrotal nos meninos) e o rosto.

Outro motivo para o inchaço dos órgãos genitais logo depois do nascimento é a influência dos hormônios recebidos pela mãe, mesma razão de às vezes aparecer uma minimenstruação nas recém-nascidas.

E, por último, pode haver um acúmulo extra de líquido no saco escrotal, em torno de um ou dos dois testículos do recém-nascido menino. Trata-se de uma condição bastante comum, denominada hidrocele, que costuma ir embora sozinha nos primeiros meses de vida, ou até o bebê completar 1 ano.

Se o inchaço não sumir até a criança ter 1 ano, pode ser necessário um pequeno procedimento cirúrgico, na maioria das vezes sem necessidade de internação, para retirar o líquido e corrigir a hidrocele (ou uma hérnia inguinal associada à hidrocele).

SIGA-NOS NO Google News