Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal o olho do bebê estar lacrimejando?

BabyCenter - 30 de abril de 2016 - 09:00

O olho do bebê muitas vezes fica lacrimejante porque o canal lacrimal ainda não se desenvolveu completamente. Assim sendo, é normal que crianças bem novinhas pareçam ter mais lágrimas nos olhos do que as mais velhas.

As lágrimas são fabricadas nas glândulas lacrimais, que ficam acima de cada um dos olhos. Essas lágrimas, geradas para manter constante o nível de umidade do olho, geralmente são escoadas por um duto ou canal na direção do nariz. No caso dos bebês, esse duto nem sempre está totalmente aberto no nascimento, então as lágrimas acabam se acumulando nos olhos a partir das 2 semanas de idade.

Isso deve se resolver por conta própria em algumas semanas, uma vez que o canal se abra. Retire com cuidado qualquer crosta ou remela que se acumular com uma gaze molhada com água filtrada morna (mais para fria).

Enquanto o olho estiver nessa fase lacrimejante, o bebê pode ficar mais sujeito a ter conjuntivite, então tenha atenção máxima aos sintomas. A conjuntivite é uma inflamação que deixa o olho avermelhado, coçando e com uma secreção amarelada. Se achar que seu filho pode estar com a doença, procure o médico ou um posto de saúde o quanto antes (conjuntivite é bastante contagiosa).

Se em algumas semanas notar que os olhos não pararam de lacrimejar, fale com o médico. Pode ser que o bebê esteja com um canal lacrimal entupido. Normalmente o canal desentope por conta própria até a criança ter 1 ano (ou às vezes 2), mas às vezes é necessária uma pequena cirurgia para abri-lo.

O médico pode recomendar que você massageie a área próxima ao canal para ajudar a desobstruí-lo.

SIGA-NOS NO Google News