Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal o bebê engatinhar para trás?

BabyCenter - 03 de agosto de 2016 - 09:00

Sim, é perfeitamente normal o bebê engatinhar para trás. Conforme a criança começa a tentar engatinhar, ela escolhe o jeito mais fácil de sair do lugar.

É bem possível que seu bebê tenha mais força e controle nos braços do que nas pernas. Quando é assim, a criança prefere se mover para trás. Muitos bebês fazem isso, e não quer dizer que eles não vão engatinhar para a frente em algum momento.

Engatinhar de marcha a ré não prejudica o bebê e vai contentá-lo se ele conseguir chegar até onde quer. Conforme as pernas forem ficando mais fortes, ele vai aprender sozinho a engatinhar para a frente.

Se você quiser incentivar seu filho, coloque um brinquedo favorito pouco à frente dele. No começo a criança pode ficar irritada por não conseguir pegar o brinquedo, mas dê a ela a chance de tentar muitas vezes. Dessa maneira os músculos vão se fortalecendo até ela conseguir engatinhar na direção mais comum.

Mas também é perfeitamente normal o bebê nunca chegar a engatinhar "direitinho". Há crianças que só engatinham para trás, outras que só se empurram sentadas, outras que se movem de lado, outras que "rolam" para se locomover, outras que dão pulinhos como um sapinho. E há aquelas que só querem mesmo saber de andar.

O que importa é a vontade de sair do lugar e os movimentos que a criança faz para conseguir esse objetivo.

E cada criança tem seu ritmo. Confira aqui a tabela de marcos do desenvolvimento para crianças de 7 a 12 meses.

Lembre-se: os especialistas não recomendam, para nenhuma idade, o uso de andadores para estimular movimentos, devido ao elevado risco de acidentes mais sérios.

SIGA-NOS NO Google News