Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal meu filho só jogar a bola forte com uma mão?

BabyCenter - 29 de julho de 2016 - 09:00

Sim, na maioria dos casos. As crianças começam a demonstrar preferência por uma das mãos quando têm entre 1 ano e meio e 2 anos, e provavelmente é isso que você está observando.

Muitas vezes o primeiro sinal que indica se a criança será destra ou canhota é a preferência na hora de comer -- ela prefere segurar a colher com a mão direita, por exemplo. Outra indicação é preferir uma das pernas para subir em alguma coisa. A maioria das pessoas faz isso na vida adulta.

Por outro lado, também é normal que a criança permaneça ambidestra até os 3 ou 4 anos, usando ambas as mãos com a mesma destreza. Em casos mais raros, a dúvida permanece até os 5 ou 6 anos.

Às vezes, no entanto, além de apenas preferir uma das mãos ou um dos pés, a criança evita usar o outro lado, porque apresenta muita dificuldade em articular aquele lado. Uma das causas para um problema desse tipo é a hemiplegia, um tipo de paralisia cerebral que afeta somente um dos lados do corpo.

Normalmente, a hemiplegia é detectada pelos médicos quando a criança ainda é bebê, antes de 1 ano de idade. Se por acaso o problema só dá sinais mais tarde, é grande a probabilidade de que seja um caso leve. De qualquer forma, se você achar que seu filho está com muita dificuldade de usar um dos lados do corpo, converse com o pediatra. Só ele pode fazer uma avaliação mais completa.

SIGA-NOS NO Google News