Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal meu filho ainda não saber virar de lado sozinho?

BabyCenter - 19 de julho de 2016 - 09:00

 O movimento de lateralização (mais conhecido como virar) normalmente ocorre após o terceiro ou quarto mês de vida. É exatamente nessa fase que nós, pediatras, alertamos os pais quanto ao risco de o bebê cair da cama ou do trocador.

Mas o tônus muscular varia muito de criança para criança, e é possível observar bebês que só vão virar ativamente depois dos 6 meses, sem que isso indique alguma anormalidade.

A avaliação neurológica de um bebê é necessariamente global, e às vezes um marco do desenvolvimento é adquirido de forma inversa: uma criança pode aprender a engatinhar antes mesmo de sentar

Também existem bebês pouco estimulados, que permanecem muito tempo no bebê-conforto, o que pode ocasionar um atraso na aquisição de seus ganhos de motricidade. O estímulo é sempre positivo, portanto oriente as pessoas que ajudam a tomar conta do bebê a deixá-lo mais tempo no chão, ou numa superfície plana, brincando.

Para tudo, porém, há um limite: bebês que não esboçam virar após os 6 meses ou que não sentam sem apoio após os 9 meses, por exemplo, merecem ser avaliados com mais atenção pelo pediatra. Conheça os sinais de um possível atraso no desenvolvimento físico.

SIGA-NOS NO Google News