Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal aparecer sangue na fralda do bebê?

BabyCenter - 15 de maio de 2016 - 09:00

Calma! Sangue pode ser uma coisa assustadora, mas achar um pouco de vermelho na fralda do bebê pode ser uma coisa normal, porque há várias causas possíveis, em especial quando se trata de um recém-nascido.

Pode ser, por exemplo, que seu filho tenha engolido sangue de uma rachadura no mamilo enquanto mamava. Às vezes não dá para ver direito a rachadura, por isso os pais se surpreendem. Se for esse o caso, fique tranquila, porque o sangue não vai fazer mal ao bebê. Continue amamentando normalmente, que logo a ferida vai cicatrizar.

O sangue na fralda pode vir também de uma pequena fissura ou machucado na pele fininha do reto do bebê, principalmente se ele tiver prisão de ventre -- o que não é muito comum em recém-nascidos. Se for esse o caso, você pode passar uma pomada bactericida indicada pelo pediatra ou um hidratante na região (só do lado de fora).

Meninas recém-nascidas podem ter uma espécie de minimenstruação logo depois do parto, em decorrência das mudanças hormonais no ambiente dentro e fora do útero, e isso é absolutamente normal.

Até uma assadura pode sangrar. Além disso, às vezes o que parece sangue não é sangue de verdade. Nas primeiras semanas de vida, os cristais normais de urato, presentes no xixi, podem criar manchas ou grânulos vermelho-alaranjados, que enganam os olhos.

Outro vermelho que pode assustar os pais, no caso de bebês mais velhos, é o de gelatinas e bebidas com corante, em especial se a criança está com diarréia e o líquido é digerido muito rápido. A beterraba também pode dar uma cor avermelhada ao cocô e até ao xixi.

A presença de sangue na fralda pode sim ser preocupante em alguns casos. Fale com o médico se o sangramento estiver presente a toda hora, se o bebê não parecer estar se sentindo bem ou se ficar com manchas roxas na pele à toa.

O sangue na fralda também pode ser sinal de alergia alimentar (ao leite de vaca ou até mesmo no caso de bebês que só mamam no peito).

Para garantir sua paz de espírito, o melhor é mencionar ao pediatra se você notar algum sangue na fralda do seu filho.

SIGA-NOS NO Google News