Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

E-mail sobre morte de Bush é isca para vírus

08 de novembro de 2006 - 13:29

Um e-mail que anuncia novidades sobre a morte do presidente dos Estados Unidos, George Bush, traz na verdade um novo vírus. É a técnica comum de usar uma notícia falsa para chamar a atenção do internauta e levá-lo a clicar num arquivo que, em vez das prometidas notícias, ativa a praga virtual chamada W32/Dref-N.

De acordo com a empresa de segurança Sophos, o mesmo vírus vem sendo distribuído também em mensagens sobre o início de uma guerra nuclear e a morte do presidente russo Vladimir Putin.

Quando o internauta clica no arquivos que vem anexado à mensagem, ele desabilita o firewall do Windows e deixa o computador aberto, vulnerável a ataques de hackers. Ele também baixa outros programas perigosos para o PC infectado.

"Os usuários vão pensar que o email veio de algum amigo, familiar ou colega de trabalho, mas na verdade o worm infectou o computador do remetente e distribuiu a mensagem", explica Graham Cluley, consultor-sênior da Sophos. "Enquanto muitas dessas 'iscas' soam implausíveis, é impressionante ver quantos usuários ainda acreditam que saberão mais sobre a novidade e clicam no arquivo infectado.", declarou o especialista.

O maior problema ainda é a curiosidade das pessoas. "Um conselho simples: se você suspeita que há uma nova história no ar, ligue a TV ouy visite seus sites de notícias favorito para ter certeza. Não clique num link em um e-mail", sugere Cluley.

Mais informações (em inglês) sobre o novo vírus podem ser lidas na página da Sophos, no endereço

www.sophos.com/pressoffice/news/articles/2006/11/drefn.html




Terra

SIGA-NOS NO Google News