Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É empossada hoje a 5ª mulher a compor o STJ

TJMS - 09 de agosto de 2006 - 09:33

A advogada Maria Thereza Rocha de Assis Moura será empossada como ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) hoje, às 17 horas, na sede do Tribunal. Natural de São Paulo (SP), Maria Thereza Moura tem 49 anos, dos quais 26 dedicados ao exercício da advocacia. Ela é a quinta mulher a integrar o STJ, que hoje abriga as ministras Eliana Calmon, Nancy Andrighi, Laurita Vaz e Denise Arruda.

A mais nova integrante do STJ vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro José Arnaldo da Fonseca. Ela foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 30 de junho deste ano, após ser sabatinada e ter seu nome aprovado para o cargo pelo Senado Federal.

A nova ministra vai integrar a Sexta Turma e a Terceira Seção, que tratam de questões referentes aos Direitos Penal e Previdenciário. Com a posse de Maria Thereza Moura, apenas uma das Turmas de julgamento do Tribunal - a Quarta Turma - será composta apenas por homens. As demais Turmas, as três Seções e a Corte Especial do STJ já têm, pelo menos, uma mulher participando de suas atividades.

Filha de servidores públicos, a nova ministra é doutora em Direito Processual e graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Ela atua nas áreas cível e criminal e leciona na Escola Superior de Advocacia e na Faculdade de Direito da USP, em cursos de graduação e pós-graduação. Maria Thereza Moura publicou trabalhos no Brasil e no exterior, além de haver assinado diversos artigos.

Maria Thereza Moura é autora dos livros A prova por indícios no processo penal, de 1994, e Justa causa para a ação penal: doutrina e jurisprudência, de 2001. Ela é co-autora da publicação Código de Processo Penal e sua interpretação jurisprudencial, de 2004.

Como advogada, Maria Thereza Moura tem dedicado parte de seu trabalho à defesa dos direitos dos menos favorecidos, atuação que pretende levar à sua nova função de ministra do STJ. "Sei que o Judiciário está assoberbado de processos, mas é necessário que coloquemos nossos esforços para levar a Justiça mais próxima aos jurisdicionados", disse a nova ministra quando de sua sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, no dia 14 de junho.

Autoria do texto:

Jornal do Commercio

SIGA-NOS NO Google News