Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

25/05/2004 15:38

É alto o analfabetismo em países de língua portuguesa

Assessoria MEC

O acesso universal à educação ainda é o maior desafio de sete dos oito países de língua portuguesa. A exceção é Portugal. Em países como o Timor Leste, o analfabetismo atinge pelo menos 50% da população adulta. Além disso, 25% das crianças e jovens entre seis e 16 anos não freqüentam a escola. Em Angola, a guerra de quase quatro décadas destruiu o sistema educacional. Apesar de pacificado há dois anos, o país tem milhares de pessoas analfabetas e profissionalmente desqualificadas. No Brasil, apesar do avanço nos últimos anos, ainda são 20 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever.


Esse foi um dos temas de debates da reunião preparatória, ontem, dia 24, da V Conferência dos Ministros de Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza em Fortaleza. “Enfrentar o analfabetismo é o primeiro passo para a inserção de um país no cenário econômico e social”, disse a embaixadora Vitória Cleaver, chefe da Assessoria Internacional do MEC.


Ao se reunirem amanhã, dia 26, o ministro Tarso Genro e seus colegas de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde assinarão protocolos de intenção para implantar programas que ampliem o acesso à educação. Programas brasileiros como a TV Escola, o Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) e o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), vinculados à Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), e o Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), devem ser adaptados à realidade dos países da comunidade.


Está prevista uma aproximação também na literatura. Cada país terá 90 dias para enviar ao Brasil uma lista de autores em língua portuguesa a serem incluídos em uma biblioteca comum. Terão preferência aqueles de domínio público, que não exigem pagamento de direitos autorais. A delegação de Portugal sugeriu a criação de uma biblioteca virtual.


A abertura oficial da V Conferência dos Ministros da Educação da CPLP, amanhã, às 9h30, será transmitida ao vivo pela Radiobrás. Ao final do evento, haverá entrevista coletiva dos ministros. Mais informações pelo telefone (85) 8829-1015.


Repórter: Lígia Girão

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)