Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É alto o analfabetismo em países de língua portuguesa

Assessoria MEC - 25 de maio de 2004 - 15:38

O acesso universal à educação ainda é o maior desafio de sete dos oito países de língua portuguesa. A exceção é Portugal. Em países como o Timor Leste, o analfabetismo atinge pelo menos 50% da população adulta. Além disso, 25% das crianças e jovens entre seis e 16 anos não freqüentam a escola. Em Angola, a guerra de quase quatro décadas destruiu o sistema educacional. Apesar de pacificado há dois anos, o país tem milhares de pessoas analfabetas e profissionalmente desqualificadas. No Brasil, apesar do avanço nos últimos anos, ainda são 20 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever.


Esse foi um dos temas de debates da reunião preparatória, ontem, dia 24, da V Conferência dos Ministros de Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza em Fortaleza. “Enfrentar o analfabetismo é o primeiro passo para a inserção de um país no cenário econômico e social”, disse a embaixadora Vitória Cleaver, chefe da Assessoria Internacional do MEC.


Ao se reunirem amanhã, dia 26, o ministro Tarso Genro e seus colegas de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde assinarão protocolos de intenção para implantar programas que ampliem o acesso à educação. Programas brasileiros como a TV Escola, o Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) e o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), vinculados à Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), e o Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), devem ser adaptados à realidade dos países da comunidade.


Está prevista uma aproximação também na literatura. Cada país terá 90 dias para enviar ao Brasil uma lista de autores em língua portuguesa a serem incluídos em uma biblioteca comum. Terão preferência aqueles de domínio público, que não exigem pagamento de direitos autorais. A delegação de Portugal sugeriu a criação de uma biblioteca virtual.


A abertura oficial da V Conferência dos Ministros da Educação da CPLP, amanhã, às 9h30, será transmitida ao vivo pela Radiobrás. Ao final do evento, haverá entrevista coletiva dos ministros. Mais informações pelo telefone (85) 8829-1015.


Repórter: Lígia Girão

SIGA-NOS NO Google News