Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/02/2016 11:00

E aí? Whey concentrado ou Whey isolado?

Fitness Journal

Muitas dúvidas surgem acerca dos diferentes tipos de suplementos à base de Whey Protein disponíveis no mercado.

De maneira bem resumida, eis as diferenças básicas: A Whey Protein concentrada é um produto que atinge concentração de até 80% de proteína após o soro do leite passar por um processo de filtração que remove boa parte da lactose e gordura proveniente do leite, mas ainda permanece com um teor que varia entre 5 a 10% de lactose e gordura.

Já a Whey Protein isolada passa por um processo de filtração mais “rigoroso”, que retira totalmente a lactose e a gordura (alguns fabricantes dizem ser impossível tirar 100%, mas usam da legislação pra aproximar pra zero), o que permite que o produto final tenha concentração proteica de até 95%.

Já a hidrolisada pode ser obtida a partir da Whey Concentrada ou Isolada, passando por um processo conhecido como hidrólise, que na prática faz uma “pré-digestão” dessa proteína, teoricamente facilitando o trabalho do nosso sistema digestivo.

Agora, alguns detalhes interessantes:

1 – Muitas proteínas isoladas disponíveis no mercado apresentam concentração inferior aos 95%, uma vez que alguns fabricantes adicionam outras substâncias como carboidratos, flavorizantes, conservantes, entre outros.

2 – Qual é o tipo com absorção mais rápida? Na teoria, a hidrolisada é mais rapidamente absorvida, porém não há estudos que mostrem que existe diferença da velocidade de absorção ou ainda que essa diferença é significativa. Ou seja, Sendo Whey pura (sem outras proteínas), a velocidade de absorção já é suficientemente rápida, independente do tipo, e não fará diferença nos seus resultados.

3 – Na prática, duas coisas definem minha prescrição: se o indivíduo é intolerante a lactose, prescrevo isolada apenas. Alguns casos de sensibilidade/alergia podem ser bem administrados com a proteína hidrolisada. Por fim, se a dieta dessa pessoa está mais restritiva, a isolada facilita o controle da ingestão de carboidrato e gorduras.

Bruno Dias
Bruno Dias é nutricionista formado pela UFBA. Também é Especialista em Fisiologia do Exercício e Especialista em Nutrição Esportiva e Suplementação Nutricional no Esporte.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)