Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dutra cria programa para estimular uso da bicicleta

Benedito Mendonça/ABr - 22 de setembro de 2004 - 11:14

Brasília - O ministro das Cidades, Olívio Dutra, assinou nesta quarta-feira (22) portaria que cria o “Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta”. A solenidade aconteceu ao ar livre entre os blocos A e B da Esplanada dos Ministérios e fez parte da 4ª Jornada na Cidade sem Carro. O objetivo do programa é estimular governos municipais a implantar sistemas cicloviários, favorecendo a utilização da bicicleta como meio de transporte nos deslocamentos urbanos em todo o país.

Serão destinados R$ 62 milhões para a implantação das ciclovias no país. Esses recursos são provenientes de duas fontes: Orçamento Geral da União (OGU) e de financiamentos aos municípios. Para fazer parte do programa, as prefeituras deverão apresentar projetos que se integrem ao sistema de transporte urbano, facilitando a mobilidade das pessoas. O lançamento do programa do Ministério das Cidades acontece no dia e que em todo o mundo se comemora “Na Cidade Sem Meu Carro”. No Brasil, são 60 cidades envolvidas na campanha, que propõe que as pessoas deixem o carro em casa evitando engarrafamentos, danos ao meio ambiente e ao patrimônio público.

Acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro Olívio Dutra inaugurou dois bicicletários – um no prédio dos ministérios das Cidades e dos Transportes e outro no prédio dos ministérios da Cultura e Meio Ambiente. Para dar o exemplo, Olívio chegou ao ministério de bicicleta e a ministra Marina chegou à solenidade de ônibus.

SIGA-NOS NO Google News