Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Duodécimo: Puccinelli diz que fechou acordo com Londres

Maristela Brunetto e Marina Miranda/Campo Grande News - 30 de novembro de 2006 - 11:37

O governador eleito André Puccinelli avança na discussão do repasse do duodécimo aos poderes. Logo cedo, ele se reuniu com o presidente da Assembléia Legislativa, Londres Machado (PL), no escritório do parlamentar, no bairro Monte Líbano, e saiu dizendo que já tinha sacramentado um acordo sobre os repasses ao Legislativo.

Puccinelli chegou a dizer que manteria segredo sobre o valor acertado com Londres, mas depois que será de 2,5%. A idéia é ter uma espécie de gatilho, estabelecendo um valor fixo, independente do percentual. A Assembléia recebe todo mês 4,48% da receita corrente líquida do Estado, valor superior a R$ 10 milhões. O maior repasse aos poderes é do Tribunal de Justiça- 6,83%, que tem a maior estrutura a manter. Ministério Público recebe 2,84% e 2% ficam com a Defensoria Pública.

Do escritório de Londres, Puccinelli seguiu para a sede do Ministério Público Estadual para pedir “cota de sacrifício” à procuradora-geral de Justriça, Irmã Anzoategui. Saiu de lá dizendo que "melhorou a conversa", mas não houve definição. Ainda fará o mesmo pedido novamente ao presidente do Tribunal de Justiça, Claudionor Abss Duarte e a Darcy Terra Fernandes, procuradora-geral da Defensoria Pública. Puccinelli brincou que já “perdeu a conta” das vezes que fez o caminho para discutir o duodécimo.

“Não tem como gastar mais que a receita. Todo mundo terá de fazer sua cota de sacrifício”. Ele argumenta que há resistência, “mas não vai ter saída”. Segundo Puccinelli, “o dinheiro vem de lá (cofre estadual) e não tem dinheiro”. Para Puccinelli, “eles vão contribuir”.

Ainda não há um valor preciso da dívida de curto prazo que ficará para a gestão dele. Um valor é certo- R$ 200 milhões à BR, empresa ligada à Petrobras fornecedora de emulsão asfáltica.

Ele elaborou projeto para reduzir de 15 para onze as secretarias e anunciou corte de 15 a 30% dos cargos em comissão, aqueles preenchidos sem concurso público.

Puccinelli disse à reportagem do Campo Grande News que ainda não discute com os partidos o preenchimento de cargos e secretarias. Ele já tem definidos seis secretários- Mário Sérgio Lorenzetto (Fazenda), Saúde Beatriz Dobashi (Saúde), Maria Nilene Badeca da Costa (Educação), Carlos Alberto Said Menezes (Meio Ambiente, Cidades, Planejamento, Ciência e Tecnologia), Edson Giroto (Obras) e Osmar Jerônimo (Casa Civil). Falta preencher Habitação, Justiça e Segurança, Produção, Administração e Assistência Social.

SIGA-NOS NO Google News