Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Duas mortes por desnutrição em 15 dias; 38 este ano

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 31 de maio de 2005 - 12:35

A Comissão Externa da Câmara Federal, criada para apurar as mortes de crianças indígenas por desnutrição, informa que duas das quatro crianças que morreram nos últimos 15 dias nas aldeias de Dourados e Amambaí perderam a vida por desnutrição.
Clenilson Gomes Teixeira Lescano, de quatro meses (aldeia Taquapiri/Amambai) morreu no dia 18 de maio e Alisson Freitas, de um ano e cinco meses (aldeia Limão verde/Amambai) faleceu dia 25, por problemas de saúde desencadeados pela fome.
Com as duas confirmações, sobe para 38 o número mortes de crianças por desnutrição nas aldeias de MS nos primeiros cinco meses de 2005.
Segundo o Coordenador de Ações Estratégicas da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Antônio Fernandes Costa, outras duas crianças indígenas morreram este mês, mas não por desnutrição, conforme apontam os atestados de óbito divulgados nesta quarta-feira.
Delecy Campeiro, de um ano e quatro meses (desaldeada), morreu no dia 26 de maio por asfixia mecânica, aspiração de vômito e parada cárdiorespiratória. A última morte registrada nas aldeias em Mato Grosso do Sul no mês de maio foi de Raissa Lescano Teixeira, de dois meses, no dia 29 por insuficiência respiratória aguda e broncopneumonia (Aldeia Taquapiri/Amambaí).
O Deputado Federal Geraldo Resende (PPS/MS), que coordenou os trabalhos da Comissão Externa, disse que lamenta o fato de que crianças indígenas ainda continuam morrendo por desnutrição. “Mas acredito que esses números estão se revertendo por causa das ações emergenciais que estão sendo implementadas, inclusive várias delas por recomendação da Comissão Externa, mas é preciso lembrar que o problema existe e requer nossa atenção permanente, mesmo depois da entrega e encaminhamento do relatório final”, destacou Resende.

SIGA-NOS NO Google News