Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dramática a situação no trecho de terra da GO 206

Jovem Sul News/Fernandes dos Santos - 26 de janeiro de 2007 - 10:09

A chuva dos últimos dias deixou caótica a situação da GO 206, no trecho de 63 km que vai de Chapadão do Céu (GO) ao distrito de Itumirim.

A 35 km de Chapadão do Céu (GO) é muito difícil a passagem por um atoleiro. Na tarde desta quinta-feira (25) ainda estava encravado no meio da lavoura de soja um ônibus do Expresso São Luis que chegou ao local às 23 horas da noite anterior. Saiu da estrada e acabou plantado no desvio.

Informa o motorista Nelson Salvador dos Santos que levava entre os passageiros mulher grávida e crianças. Conseguiram carona para chegar a Chapadão do Céu (GO), na madrugada.

Não há comida e água potável no local.

No ponto crítico os bitrens e carretas só passam arrastados por tratores de fazendas vizinhas que prestam socorro na estrada.

A deterioração da rodovia chega em péssima hora. A Bünge tem 13 mil toneladas de sorgo para levar a Rio Verde (GO), onde serão utilizados na fabricação de ração pela Perdigão, a Fazenda Barra bonita precisa embarcar 10 mil toneladas de milho para o Nordeste, leiloados pela CONAB e na mesma situação estão a Caramuru e Unigel com cargas de milho do governo para o mesmo destino.

É muito difícil o trabalho de socorro no meio da lama. Um bitrem com 40 toneladas estava na tarde desta quinta-feira aguardando ser descarregado para poder ser retirado do local. Está encravado até o eixo no barro vermelho.

As últimas notícias dão conta de que uma carreta tombou nesta noite no atoleiro da GO 206 e que a fábrica de adubo de Catalão (GO) suspendeu o embarque de fertilizantes para Chapadão do Céu (GO). Estava enviando cobertura para as lavouras de algodão em estágio de crescimento no município.

Apesar da estrada ser de responsabilidade do governo do estado de Goiás, esteve no local o secretário de obras de Chapadão do Céu, Milton Bamberg. Avalia que precisa de pelo menos dois dias sem chuva para recuperar a estrada com pedra e cascalho. Uma máquina de esteira já está trabalhando numa cascalheira nas proximidades retirando material para os reparos necessários.

A chuva, entretanto, não dá trégua. Voltou a chover forte na tarde e no início da noite desta quinta-feira.

A GO 206 é importantíssima para a economia da região, além de ser a mais viável alternativa de acesso à Brasília, pela BR 060, a Mato Grosso do Sul e a regiões periféricas. O seu asfaltamento é questão estratégica.

Na última campanha eleitoral uma empreiteira começou o trabalho de construção do asfalto, mas fez apenas seis km de aterro e abandonou as obras.

Chapadão do Céu (GO) é o segundo produtor de milho do Brasil e ainda tem expressiva produção de algodão, sorgo e soja. Num universo de 226 municípíos Chapadão do Céu é o 16º em arrecadação de impostos no estado de Goiás.

SIGA-NOS NO Google News