Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dr. Gerval, nós de Cassilândia não vamos esquece-lo

Manoel Afonso - 31 de julho de 2007 - 18:52

Acho que ele percebeu que esse não era seu tempo e se afastou deste mundo efervescente de hoje, onde os discretos, os silenciosos sairam de moda. Lembro bem: vinha de vez em quando à Cassilândia,substituir na Comarca, num período difícil. Seu jeito simples, comedido, encantava a todos. Sua presença era motivo de alegria na família forense. São testemunhas disso o Édio, o Dier, Paulo Carneiro, Dindico, João Albino, o Claudio e colegas militantes aqui na época.

Dr. Gerval conseguia impor sua autoridade pelo silêncio e discrição. Uma lição de humildade. Mais ouvia do que falava e entre uma e outra audiencia, ouvia os reclamos de quem o procurava no velho prédio do forum. Durante as sessões de julgamento no Tribunal do Juri, uma tranqüilidade. Tratava a todos com urbanidade. Comedido até na dosagem da pena!

Quando eu ia à Aparecida do Tabuado, na falta de Juiz em Paranaíba, era fácil encontrá-lo fora do expediente no Ginásio de Esportes ou no Estádio de Futebol. Despachava os processos em público, às vezes em trajes esportivos. Ah! que saudades desta relação fraternal. Quantas vezes, procurado na sua casa, fazia questão de oferecer o café mineiro enquanto dava seus pareceres nos processos. Deixava sempre claro que entendia as dificuldades e as necessidades dos advogados no andamento dos processos. No seu dicionário de conduta a prepotência era palavra proibida.

Estive em seu velório, falei com sua mulher e filho. Disse-lhes do nosso apreço pelo Gerval, do respeito e admiração que ele gozava na Cassilândia de sua época. Claro que por onde passou, só deixou boa impressão e bons exemplos de postura. Fica aqui o registro pesaroso, em nome de todos aqueles que tiveram a felicidade de conviver com o dr. Gerval, esse mineiro batuta, equilibrado como poucos, à quem a Justiça de nosso Estado muito deve. Descanse em paz velho amigo. Sei que voce está bem!


Comentarista da TV Record

SIGA-NOS NO Google News