Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Últimas Notícias

24/03/2016 06:31

Dr. Bactéria: como comprar, preparar e servir o bacalhau

Biomédico Roberto Martins Figueiredo

TIPOS DE BACALHAU:

Embora o peixe Bacalhau apenas exista um, se tratando do Cod Gadus morhua, se convencionou denominar bacalhau todo peixe que sofre uma técnica que envolve a secagem e a salga.

O bacalhau original se trata de um peixe nobre que vive nos mares limpos e frios do Atlântico Norte cuja carne, seca e salgada, é muito apreciada na culinária internacional, há centenas de anos.

Os peixes se transformam em bacalhau após passarem por um processo de salga e cura, onde é retirada em média 50% da sua umidade.

Atualmente, o bacalhau COD, conhecido comercialmente como PORTO,é produzido a partir de duas diferentes espécies de peixe:

Alem do Cod Gadus morhua , também o Cod Gadus macrocephalus, cada uma com suas particularidades. Posteriormente, se descobriu que existem mais três espécies de peixe adequadas à produção de bacalhau

Por ordem de qualidade, a partir do mais nob re, apresento abaixo as características do bacalhau oriundo de cada peixe, conforme é mencionado no Guia da NORGE (Conselho Norueguês da Pesca):

-Cod Gadus morhua
- Cod Gadus macrocephalus
- Zarbo
- Ling
- Saithe

Tendo em vista o diferencial da qualidade, é claro que, no momento da compra os preços maiores serão referentes ao Cod Gadus morhua diminuindo gradativamente até chegar ao Saithe.

“ Cuidado, ao comprar bacalhau, pergunte qual a procedência, principalmente ao comparar preços”, ressalta o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o famoso dr. Bactéria;.

PRAZO DE VALIDADE DO BACALHAU

Podemos estabelecer com certa margem de segurança que o bacalhau salgado e seco, corretamente armazenado ( refrigerado entre 2 e 5 º C ), tem prazo de validade de 12 meses;

Se armazenado em refrigeradores entre 5 e 15º C, prazo de validade de 6 me ses;
E depois de dessalgado e congelado, prazo de validade de 12 meses.

Veja as dicas e alertas do dr. Bactéria e boa Páscoa!

DESSALGUE

Retire o excesso do sal no início do dessalgue.
Coloque o bacalhau em postas ou desfiado dentro de um vasilhame sob um fio de água corrente durante 10 minutos, para retirar o excesso do sal.

Dessalgue o bacalhau dentro da geladeira.
A quantidade de água para o dessalgue deverá ser sempre na proporção 3:1, isto é 3 litros de água para cada 1 kg de bacalhau.
É muito importante dessalgar o bacalhau dentro da geladeira.

3. Verifique o tamanho das postas para saber o tempo de dessalgue.

Postas pequenas - trocar a água de 6h em 6h, durante 24-30h
Postas médias - trocar a água de 6h em 6h, durante 30-36h
Postas largas - trocar a água de 6h em 6h, durante 36-42h

Bacalhau desfiado (lascas grandes) - trocar a água de 3h em 3h, duran te 6h-9h (cuidado, porque o bacalhau desfiado dessalga muito rapidamente, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água ).

ERROS DE DESSALGUE
DESSALGUE EM ÁGUA PARADA A TEMPERATURA AMBIENTE

Neste caso existe um risco muito grande de uma Doença Veiculada por Alimentos. Uma bactéria halófita (que cresce em altas concentrações de sal), o Staphylococcus aureus, que pode causar diarréia, vômitos e fraqueza generalizada, de 2 a 6 horas após a ingestão do alimento contaminado. A duração destes sintomas persiste por cerca de 24 horas, havendo necessidade de reidratação e repouso. Não existem sequelas. Esta toxina é termorresistente, isto é, resiste por um tempo muito prolongado a temperatura de fervura . Esta toxina pode resistir a ebulição durante 60 minutos, para sua inativação requer temperaturas de autoclave (121ºC) durante meia hora.

DESSALGUE EM ÁGUA QUENTE (ESCALDAMENTO)
Muito utilizada, p rincipalmente por restaurantes onde a rapidez e o pequeno prazo existente para preparo dos alimentos é essencial para o bom desempenho. No entanto, neste caso, existe uma perda substancial de gordura do bacalhau, alterando sua qualidade (maciez e paladar), é considerado, por alguns especialistas, um verdadeiro atentado contra o bacalhau.

Assessoria de imprensa: Andrea Feliconio

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 25 de Março de 2017
21:10
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)