Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dourados sedia Conferência Regional dos Povos Indígenas

Keite Camacho/ABr - 28 de março de 2005 - 08:46

A Conferência Regional dos Povos Indígenas discute, a partir de hoje, em Dourados (MS), uma política mais próxima da realidade do índio sob o olhar da própria comunidade. De acordo com Israel Bernardo da Silva, chefe do núcleo local da Fundação Nacional do Índio (Funai), serão debatidos até sexta-feira (1º) temas como saúde, educação, questão territorial, atividade produtiva e o Estatuto do Índio.

Promovida pela Funai, a conferência reunirá 219 representantes indígenas de nove etnias, entre elas Guarani, Kaiowá, Kadiwéu, Terena, Ofaié, Xavante e Guató. Entre os temas previstos para o encontro, Bernardo acredita que a saúde do povo indígena será bastante discutida. "Não só pelo caso das mortes de crianças em Dourados, mas pela saúde das comunidades de todo o Mato Grosso do Sul", disse.

Essa será a segunda de 15 conferências regionais preparatórias ao encontro nacional, previsto para abril de 2006. A primeira conferência regional foi realizada em Maceió (AL). O encontro de Dourados elegerá os delegados à conferência nacional e apresentará, ao final, um documento oficial.

SIGA-NOS NO Google News