Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dourados: MP está de olho em adoções ilegais

Dourados Agora - 24 de dezembro de 2012 - 07:31

Promotora da Infância e Juventude de Dourados, Fabrícia de Lima, diz que MP está de olho nas adoções ilegais de crianças (Foto: Hedio Fazan)
Promotora da Infância e Juventude de Dourados, Fabrícia de Lima, diz que MP está de olho nas adoções ilegais de crianças (Foto: Hedio Fazan)

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu investigação para apurar supostas adoções fraudulentas em Dourados. De acordo com a promotora da Infância e Juventude de Dourados, Fabrícia de Lima Barbosa, para burlar a lei e o cadastro nacional de adoção, casais geralmente fora do perfil para adotar podem estar utilizando as mais variadas artimanhas para conseguir um bebê. O caso mais recente aconteceu nesta semana. “Um casal chegou ao hospital e o marido disse que era pai de uma criança que estaria para nascer.

A gestante estava internada. O problema é que a mulher deste homem estava muito feliz em receber e criar um filho supostamente fruto de uma traição do marido. Isto chegou até o conhecimento do Juizado. O homem registrou a criança como sendo sua e a levou para casa. Foi feita a busca e apreensão deste bebê, que foi levado ao Lar Santa Rita e determinado um prazo de 10 dias para que o pai comprove a paternidade da criança através de DNA. Diante das investidas do Juizado, o homem confessou que não é pai do bebê. Estamos investigando agora se houve incentivos financeiros à mãe biológica para ela entregar o filho ao casal”, destaca.

Conforme a promotora, a maior prejudicada nesta situação é a criança, que perde totalmente a sua identidade e a sua história, podendo sofrer grandes traumas futuros. Segundo a Legislação, se a mãe abre mão de ficar com a criança, deve procurar o Juizado que vai buscar a adoção dentro da família, através do pai, dos avós, tios e demais parentes. “Vencida esta etapa, a criança vai para o cadastro nacional da adoção, onde um casal que passou por várias avaliações psicológicas e condições financeiras vai poder realizar o sonho de adotar esta criança, que também vai ganhar um lar dígno”, orienta.

De acordo com a promotora, a prática de registrar um filho alheio como sendo da pessoa é crime que pode levar de dois a seis anos de prisão. Segundo ela, a Promotoria vai solicitar uma reunião com maternidades de Dourados para orientar os servidores a denunciarem esses abusos. “Quem for flagrado nesta situação vai responder na Justiça”, alerta a promotora, observando que todas as denúncias que estão chegando à Promotoria estão sendo investigadas.

Justiça

A Vara da Infância de Dourados, representada pelo Juiz Zaloar Murat Martins, oferece três principais projetos de adoção, auxílio e bem-estar dos pequenos. O “Adotar” faz triagem com os casais interessados em crianças já destituídas do poder familiar. As orientações acontecem nas últimas sextas-feiras do mês no Fórum. Hoje a média é de 30 casais na fila de adoção na cidade de Dourados.

SIGA-NOS NO Google News