Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/08/2005 08:12

Dourados: Laboratórios da Uems não têm licença ambiental

Jacqueline Lopes/Campo Grande News

Informações publicadas no jornal O Progresso indicam que o campus da Uems em Dourados, não possui licença para utilização de fossas nos laboratórios dos cursos de enfermagem, química, biologia e no laboratório de pesquisas.
O Imap (Instituto Meio Ambiente Pantanal) responsável pela emissão de licenças ambientais informou ao Campo Grande News que cabe a Prefeitura de Dourados vistoriar e solucionar o problema.

O risco de contaminação através da utilização de produtos químicos foi descartado pelo prefeito do campus Manuel Frost Capillé. Porém, preferiu não comentar sobre a falta de licença dos laboratórios, dizendo que cabe a pró-reitoria falar sobre o assunto.

Na matéria do jornal, os riscos na manipulação com substâncias químicas seria eminente. Há reagentes que podem ser comprados somente com a autorização da Polícia Federal e do Exército. “As exigências são normais. Trabalhamos com produtos utilizados pelo narcotráfico na composição de LSD e também em bombas, por exemplo. Por isso precisamos de autorização. Mas, tudo em porção ínfima”, explica o professor do Curso de química da UEMS, Edemar Benedetti Filho.

Além da utilização de pouca quantidade das substâncias consideradas nocivas, Benedetti Filho disse ainda que os altamente tóxicos são alojados em frascos e cabe a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) retirá-los do laboratório, após o uso. As fossas utilizadas para armazenar os resíduos são, conforme o professor, de cimento e lacradas. “Fazemos o que chamamos de química limpa, ou seja, tomamos medidas para não haver riscos de contaminação até porque trabalhos nisso e bebemos água do poço que abastece a UEMS e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)