Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/03/2008 15:29

Dornelles apresenta proposta de novo sistema tributário

O relator da subcomissão de reforma tributária do Senado, Francisco Dornelles (PP-RJ), apresenta hoje uma proposta de ampla reformulação do sistema tributário brasileiro, com o objetivo de simplificar e melhorar a qualidade da tributação e reduzir o custo das empresas de pagar os impostos.

Dornelles vai propor a criação de um único e amplo IVA (Imposto sobre Valor Adicionado) nacional, que substituirá todos os impostos e contribuições que atualmente incidem sobre os bens e serviços.

O IVA nacional terá a mesma base de incidência do atual Imposto sobre ICMS (Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), ou seja, ele incidirá sobre a circulação de mercadorias e a prestação de serviços. O IVA será cobrado pelos Estados e recolhido integralmente na origem.

O IVA nacional terá oito alíquotas "ad valorem", que serão fixadas em lei complementar. As alíquotas serão seletivas em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços. Competirá privativamente ao Senado, por proposta do presidente da República, o enquadramento por alíquota das mercadorias e dos serviços.

A proposta de reforma tributária prevê ainda uma ampla reformulação sobre os impostos sobre o patrimônio. Pelo texto, os municípios passarão a cobrar dois impostos únicos: um sobre a propriedade predial e territorial e um sobre a transferência "inter vivos" e "causa mortis".

Para isso, serão extintos dois impostos: o da União sobre a propriedade territorial rural (ITR) e o dos Estados sobre transmissão "causa mortis" e doação de bens e direitos (ITCMD). Eles serão incorporados aos atuais impostos dos municípios, respectivamente: sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) e sobre transmissão "inter vivos" de bens imóveis e de direitos reais sobre imóveis (ITBI).





AE

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)