Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dormir depois do almoço pode trazer vários benefícios para a saúde

24 de agosto de 2011 - 08:01

Tirar um cochilo depois do almoço pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. A soneca depois desta refeição relaxa o sistema cardiovascular, alivia o estresse e ainda renova a concentração para o segundo turno de trabalho, conforme explica a neurologista do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, Luciana Pamplona:

\"É fundamental para descansar o cérebro e repor a energia tanto física quanto mental para a segunda parte do dia. Ajuda até mesmo a fazer a digestão depois do almoço, e isso tira aquela sensação pesada que ficamos após as refeições e favorece chegarmos a noite de uma forma produtiva.\"

Mas a neurologista faz um alerta: a sesta nunca deve ultrapassar 40 minutos. Dormir mais do que esse período estimula o organismo a entrar em sono profundo e provoca efeitos desagradáveis ao despertar:

\"Isso vai alterar não só a qualidade do sono noturno como pode alterar também a liberação de alguns hormônios que influenciam no sono, como a melatonina, que é liberada mais a noite, como uma serie de outros hormônios responsáveis pelo resto do metabolismo que fazem que a pessoa perca o sono a noite também.\"

O cochilo rápido após o almoço também ajuda na renovação celular da pele, melhora o humor, reduz enxaquecas e ainda auxilia a memória. Segundo a neurologista Luciana Pamplona, apenas as pessoas que sofrem de insônia devem evitar a soneca para não prejudicar o sono noturno.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News