Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: dores na coluna, como prevenir

Mundo Fitness

Agência do Rádio - 10 de agosto de 2022 - 11:00

Não se sentar nem se levantar direito e pegar alguma coisa no chão dobrando a coluna e não os joelhos são as causas principais de dores na coluna. Esses maus costumes provocam desconforto na região inferior da coluna que vai da última costela até o início dos glúteos. As dores nas costas já atrapalharam muito a vida da assistente operacional Elaine Souza.

"Eu sentia dores nas costas, me dava cansaço e isso atrapalhava nas atividades, para dormir. Às vezes com dores eu deixava de fazer muitas coisas. E acaba atrapalhando no resto das atividades". 

O ortopedista especializado em coluna do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia ligado ao Ministério da Saúde, Luiz Carelli, alerta para a frequência das dores. Para o especialista, três dias sentindo dores já são suficientes para ficar preocupado. Ele fala que as dores podem esconder problemas mais sérios. 

"Não é só dor lombar. É aquela dor lombar associada ou com uma ciática que a dor por trás normalmente da perna irradiando até o pé que pode denotar a existência de problemas mais sérios como as hérnias de discos". 

O ortopedista do Into, Luiz Carelli, explica como evitar as dores na coluna.

"Uma auto-avaliação da nossa postura em casa assistindo televisão, no próprio ambiente de trabalho. Ter o que nós chamamos de uma ergometria dentro do ambiente de trabalho. A mesa e a cadeira muito bem ajustada. O computador, no caso dos profissionais que lidam com essa ferramenta. Tudo muito bem equilibrado, a altura da cadeira, cotovelos, boa postura, associado também a uma atividade física regular". 

O tratamento para as dores na coluna pode ser feito com remédios, fisioterapia e atividade física.

SIGA-NOS NO Google News